Hackers invadem site de notícias
O site de notícias MidiaNews foi invadido por hackers e precisou ficar por cerca de 5 horas em manutenção. Os invasores incluíram em todas as chamadas a frase: "Parem de contar mentiras!". Há 3 dias o site oficial da Prefeitura de Várzea Grande também sofreu ataque, que se prolifera por endereços de Mato Grosso. Em junho, um grupo de hackers listou a invasão a 8 sites de prefeituras do interior e a página da Secretaria de Administração (SAD) também foi alvo.
A direção do MidiaNews define a ação como uma intimidação à cobertura jornalística crítica. Este é o 1º registro de intervenção na página, que existe desde 1999. O acesso de hackers ao site ocorreu por volta das 10h30 de ontem (11).
O diretor do site, Ramon Monteagudo, diz que as chamadas foram modificadas e em seguida a veiculação do site foi suspensa para detectar o problema. O responsável pelo servidor do Uol Host, fixado em São Paulo foi acionado e informou preliminarmente por meio de um rastreamento que a invasão possa ter partido de um computador em Brasília. "Eu atribuo a uma tentativa de intimidação em função da linha editorial sobre vários escândalos, que colocou em foco alguns políticos".
Dispositivos de segurança foram melhorados e a direção do site irá registrar boletim de ocorrência e investigar da onde realmente partiu o crime.
A Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) da Polícia Judiciária Civil lançou ma cartilha com orientações sobre o uso da internet. Entre as dicas está o cuidado ao fornecimento de senhas e informações pessoais. Programas de segurança devem ser instalados no computador para evitar ações criminosas.
Comentários