Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 11 de Julho de 2011 às 20:28
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


A 47ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), que prossegue até domingo, 17, tem muitas novidades para os expositores, visitantes e pessoas que pretendem fazer grandes negócios. Uma delas é a presença de expositores nacionais, como os proprietários da fazenda Rincão, do município de Carambeí, Paraná, que trouxeram carneiros das raças white dorper e dorper para o evento. De acordo com o gerente da propriedade, Albino Gurski, este é o segundo ano consecutivo que eles participam da Expoagro. O objetivo é mostrar o melhoramento genético desenvolvido por eles e com isso comercializar machos e fêmeas em Mato Grosso.

No ano passado os 15 animais trazidos por eles foram vendidos, o faturamento foi de cerca de R$ 65 mil, sendo que a média de cada exemplar vendido foi de R$ 4 mil. Este ano há 16 animais, 11 machos e 5 fêmeas. O gerente explica que o produtor que comprar um de seus exemplares vai estar adquirindo o que há de melhor em melhoramento genético, trabalho feito há mais de 20 anos no Paraná. Isso porque hoje eles trabalham com 900 animais na propriedade, sendo 400 puros de origem (PO), os demais receptores. "Acreditamos no potencial de exposições do porte da Expoagro, aqui temos a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas que realmente desenvolvem um bom trabalho".

O dorper é uma raça da África do Sul criada nos anos de 1930 através do dorset horn e do blackheaded persian. A raça foi desenvolvida para as regiões extensivas e áridas, apresenta alta fertilidade, bom comprimento de corpo, que é coberto por pêlo curto e lã. A raça tem a cabeça preta (dorper) ou branca (white dorper). Além disso, mostra adaptabilidade, resistência, taxas excepcionais de reprodução e crescimento (alcançando 36 quilogramas em três ou quatro meses) e alta habilidade materna. Sendo uma de suas características principais produzir carne de qualidade em condições adversas de ambiente.

As exigências nutricionais da raça dorper não são tão altas. Ela tem uma estação reprodutiva longa, portanto, a estacionalidade não é um fator limitante para a produção. Um bom administrador pode organizar o manejo na propriedade de modo que os cordeiros possam ser produzidos durante todo o ano. Também esta comprovado que a raça é fértil e a porcentagem de ovelhas gestantes após uma estação de monta é relativamente elevada. O intervalo entre partos pode ser de oito meses. Consequentemente, sob condições de boas pastagens e manejo adequado, a ovelha dorper pode parir três vezes em dois anos.

O cordeiro dorper cresce rapidamente e alcança um peso elevado no desmame, o que é uma característica economicamente importante na produção de ovinos tipo carne. Um peso vivo de aproximadamente 36 Kg pode ser alcançado pelo cordeiro dorper com uma idade de 3 a 4 meses. Isto assegura uma carcaça de qualidade elevada de aproximadamente 16 Kg. Este peso está associado com o potencial de crescimento inerente do cordeiro dorper e com a sua habilidade de pastar precocemente.




Fonte: ACRIMAT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84047/visualizar/