Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Julho de 2011 às 15:00

    Imprimir


A Peabody Energy se aliou com a maior siderúrgica do mundo, ArcelorMittal, para oferecer US$ 5 bilhões pela produtora australiana de carvão Macarthur Coal em meio à intensificação da demanda dos produtores de aço por matéria-prima.

 

 

 

 

 

A Macarthur Coal é a maior produtora mundial de carvão pulverizado e a oferta representa um ágio de 40% sobre o preço de fechamento da ação da empresa nesta segunda-feira. A oferta também foi feita um dia depois da Austrália ter revelado um plano para cobrar por emissões de carbono dos maiores poluidores do país, cerca de 500 companhias, incluindo mineradoras de carvão.

 

 

 

 

 

A proposta também ocorre em meio a uma série de negócios envolvendo empresas da região Ásia-Pacífico, com pelo menos quatro operações multibilionárias anunciadas nesta segunda-feira, e marca consolidação adicional na indústria de carvão.

 

 

 

 

 

A Macarthur não fez recomendação sobre a proposta e informou que vai conversar com a Peabody e com a ArcelorMittal sobre preço e condições. A chinesa Citic, que é uma importante acionistas, não tornou sua posição clara.

 

 

 

 

 

A Peabody, atualmente uma das maiores produtoras de carvão da Austrália, está buscando uma agressiva estratégia de crescimento fora dos Estados Unidos e se comprometeu a duplicar sua presença em território australiano. Enquanto isso, a ArcelorMittal está ampliando seu portfólio de ativos de minério de ferro e carvão metalúrgico para reduzir custos fixos com matérias-primas que afetam todo o setor produtor de aço.

 

 

 

 

 

O produto da Macarthur, carvão PCI, é produzido a partir do esmagamento de carvão em um pó fino que pode ser usado em alto-fornos como substituto de coque para produção de ferro gusa. A proposta da ArcelorMittal e da Peabody é feita por uma companhia conjunta, com 40% para a primeira e 60% para a segunda.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84090/visualizar/