Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Julho de 2011 às 11:48
Por: Hevandro Soares

    Imprimir


A avenida Amazonas ao lado da Praça Brasil ficou tomada de fiéis neste domingo (10). A reunião era para a comemoração dos 25 anos da Diocese de Rondonópolis, o que trouxe representantes das 15 paróquias católicas locais a uma santa missa presidida pelo bispo Dom Juventino Kestering. Os padres e religiosos do município e de cidades vizinhas estiveram presentes junto a várias autoridades políticas. O Prefeito Zé do Pátio lembrou em seu discurso a importância histórica da igreja no progresso de Rondonópolis e lembrou o nome de Dom Osório como um marco.

Além de 15 paróquias, o catolicismo se ramifica no município com 23 pastorias, um curato, 8 movimentos e 316 comunidades. Sendo a exemplo do que é no Brasil, o maior movimento religioso no tocante a número de seguidores. Realidade alcançada por uma semente plantada há muito tempo, segundo Dom Juventino. O bispo lembrou Dom Wunibaldo Taller que iniciou os trabalhos pela cidade na década de 40 e Dom Osório Stofell que assumiu a então prelazia nos anos 70 e foi o primeiro bispo quando ficou instituída a diocese em 1986.

Na celebração deste domingo, onde o evangelho falava sobre uma parábola de Jesus Cristo sobre o plantio de sementes em terras férteis, Dom Juventino destinou sua pregação a uma parcela específica da sociedade rondonopolitana. “Quero chamar atenção neste dia de festa especialmente das crianças e jovens. Que possamos semear nestas vidas boas sementes pois só assim conseguiremos colher nos próximos 25 anos frutos cada vez melhores” frisou o bispo.

O bispo local contou na cerimônia com a presença de amigos e importantes líderes religiosos das localidades vizinhas. Dom Bonifácio que é o arcebispo de Cuiabá, Dom Giovani que morou em Rondonópolis e hoje é bispo em Tocantis, além de Dom José da cidade de Cáceres. Grupos de oração da juventude também engrandeceram o evento religioso com apresentação teatral e uma homenagem a Nossa Senhora.

Em discurso emocionado, o prefeito Zé do Pátio lembrou da importância da igreja em momentos oportunos da história na cidade “Em momentos quando pouco se falava em educação de qualidade na década de 40, a igreja foi fundamental neste papel. Dom Osório lutou pelos direitos humanos e pelo meio ambiente quando pouco se fazia por estes assuntos. Em muitas oportunidades a igreja católica deu casas para os pobres. Esta quebra de paradigmas me faz pensar que não é mais do que meu dever fazer o que puder para ajudar esta causa” concluiu.

O povo de Rondonópolis também foi outro homenageado da celebração, que se iniciou a tarde e foi acabar já quando o sol tinha ido embora. As várias culturas que formam o povo mato-grossense como índios, afro-descendentes, nordestinos, sulistas, alemães, mineiros e paulistas foram lembrados com representantes vestidos a caráter. Por fim o bispo se despediu e já convidou os fiéis para a celebração do jubileu de ouro “Até daqui 25 anos” disse Dom Juventino.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84119/visualizar/