Vendedores ambulantes das margens das rodovias cobram mais caro pelo quilo de pinhão
Preço do pinhão varia mais que o dobro em Blumenau
Durante os meses mais frios do ano, o cardápio germânico divide a mesa dos blumenauenses com o pinhão. Típico da Serra Catarinense, a semente da Araucária pode ser encontrada com facilidade desde o mês de maio nos mercados de Blumenau.
Nas ruas, os vendedores ambulantes substituem as frutas de verão pela semente. O Santa pesquisou o preço do pinhão nos mercados e nas estradas e constatou uma variação de quase duas vezes e meia (128%) nos preços.
A pesquisa foi feita na manhã desta sexta-feira nos cinco maiores mercados da cidade e com vendedores ambulantes, que em geral vendem os pinhões à beira das rodovias que cortam a região. Entre os seis, o maior preço ficou com o vendedor ambulante, que comercializa a semente crua a R$ 5 o quilo.
Dependendo da quantidade comprada, é possível negociar desconto. O menor preço foi registrado nos supermercados Bistek e Giassi, que vendiam a R$ 2,19 o quilo do pinhão cru. A vantagem de comprar com os ambulantes é que geralmente já foi feita uma pré-seleção.
Comentários