Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Julho de 2011 às 10:33
Por: Dewis Caldas

    Imprimir


Durante 31º Festival de Música de Londrina (FML), de 9 a 24 de julho, cerca de 100 jovens instrumentistas de todo o país foram selecionados para participar da Orquestra Votorantim, que terá como regente o maestro japonês Daisuke Soga. Dentre os 1500 inscritos, foram selecionados Diego Monteiro Lopes e Carol Kelly, alunos do Projeto Ciranda – Música e Cidadania e da Orquestra Jovem de Mato Grosso, estão classificados para a seleção final dia 10 de julho, já em Londrina, com parte da programação do festival.

Participaram da seleção jovens de 15 a 29 anos que enviaram um vídeo executando duas peças. Um júri técnico selecionou os finalistas que se apresentaram individualmente para um corpo de jurados. Os aprovados devem obrigatoriamente participar das aulas do instrumento que toca, individuais ou em grupo. Além participarem da Orquestra Votorantim, com datas já agendas em Londrina e região, os alunos receberão ajuda de custo, hospedagem, alimentação e um abono em todas as taxas para participar do festival.

“Estou ansioso e com grande expectativa para esta seleção final, escolhi uma peça para viola do compositor alemão Telemamm e um estudo para viola de Bach”, explica Diego Lopes, que também é aluno do 4º semestre de música na UFMT. Quem também vai representar Mato Grosso na grande final é a violinista Carol Kelly, 22, spalla da Orquestra Jovem de Mato Grosso e educadora musical do núcleo social do Projeto Ciranda e aluna do 7º semestre de Música na UFMT.

“Estou n Projeto Ciranda desde os 17 anos e tive grandes oportunidades. Na viagem poderemos estudar com nomes famosos do instrumento, no meu caso, terei aulas com o uruguaio Jorge Risi, que é um grande didático do violino”, conta Kelly, que também é estagiária na Orquestra do Estado de Mato Grosso e violinista da Orquestra Sinfônica da UFMT. “Na final, apresentarei uma partita de Bach e um capricho do compositor francês Rode, e estou animado”, finaliza.

O FML foi um dos 16 projetos contemplados na seleção pública do Instituto Votorantim, que contou com 1780 projetos inscritos. O Instituto irá investir R$ 3 milhões nas 16 produções artísticas selecionadas, de diversas áreas culturais, dos quais projetos focados em acessibilidade receberão R$ 1 milhão de reais.

Sobre o Ciranda

Atendendo cerca de 240 crianças e jovens de 06 a 18 anos anualmente, o Projeto Ciranda foi criado em 2003 com o objetivo de  utilizar a música como ferramenta de cidadania. Oferece gratuitamente aos bolsistas, aulas com os melhores professores do Estado, uniforme, material didático, métodos, partituras e sempre que possível o instrumentos. Os aspirantes a músico  iniciam seus estudos de musicalização no coral, no ensino coletivo de sopro ou percussão.

“ Após a iniciação do aluno na música, ele escolhe o instrumento que deseja estudar, a partir do nível intermediário, ele começa participar da Orquestra Experimental, que serve como laboratório e preparação para integrar a Orquestra Jovem de Mato Grosso e assim ganhar mais visibilidade.  O bolsista ao ser selecionado, passa a fazer parte de num programa, onde em um período de cinco anos ele deverá  apresentar totais condições técnicas para executar músicas de alta complexidade, monitorar novas turmas e apresentar-se profissionalmente". Explica Elisangela Passos, coordenadora da instituição.

Maestro Daisuke Soga

Um dos mais jovens regentes de orquestras no Japão, Daisuke Soga nasceu em 1965 em Osaka e iniciou seus estudos em 1984 na Toho Gakuen School of Music, estudando Contrabaixo e Regência. Ganhou diversos prêmios internacionais na Suíça, República Tcheca, Itália e Alemanha. Segundo a crítica especializada, Soga tem “habilidade em colocar grande dramaticidade e caráter nos diferentes estilos de música, clareza em sua técnica e surpreendente maturidade e profissionalismo”. Estas qualidades definem Soga como um dos primeiros, não somente ao seu grande talento e determinação, mas também à sua extensa carreira orientada por grandes mestres e vasta experiência com orquestras profissionais.

Qualquer dúvida ligue no 9228-0101 ou 3027-1824





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84354/visualizar/