A intenção é explorar o potencial turístico do Município
Vereador cobra a reativação do Conselho de Turismo de Sorriso
Com o objetivo de incentivar e promover o turismo no Município, foi sancionada em 2005 a lei municipal nº 1.420 que cria o Conselho Municipal de Turismo de Sorriso (Comturs). No entanto, após um período
de sua criação, o conselho foi desativado.
Agora, por meio de requerimento, o vereador Elias Maciel (PSB) está solicitando à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo a reativação do mesmo. “O Conselho de Turismo é importante porque tem o papel de agregar a sociedade sorrisense para dinamizar a atividade turística. Também define e implanta uma política de turismo sustentável assessorando a Administração Municipal nos temas referentes ao setor” , justifica.
Na opinião do vereador, por seu potencial, o turismo em Sorriso é uma alternativa poderosa de desenvolvimento sustentável. “Assim como o Festival de Pesca, que atrai milhares de pessoas, poderíamos promover eventos similares. Outra ideia seria o turismo de agronegócio, que promove o conhecimento e o intercâmbio no mercado agrícola. E pra quem adora a natureza, temos ainda o Salto Magessi, um local belíssimo que poderia ser explorado turisticamente”, completa.
Segundo Elias, o primeiro passo para se avançar na proposta de reativação do Comturs seria a Prefeitura promover uma reunião com as empresas do segmento. “Poderiam ser convidados membros da rede hoteleira; de entidades; donos de restaurantes e de agências de turismo, por exemplo”, cita.
Conforme a lei, o Conselho Municipal de Turismo deverá ser composto por 18 pessoas, representantes do Poder Executivo, de associações, clubes de serviços e entidades. Os membros eleitos para a diretoria terão um mandato de dois anos. Os serviços prestados pelos integrantes do Comturs não serão remunerados, mas sim, considerados relevantes e de interesse público.
Comentários