Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Julho de 2011 às 08:00
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltam ao trabalho depois de uma paralisação que durou 11 dias. O presidente do Detran, Teodoro Lopes, explica que os funcionários resolveram retomar as atividades, mas as negociações sobre o reajuste salarial continuam. Ele argumenta que a categoria deu um voto de confiança ao governo e na próxima segunda-feira (11) haverá uma reunião com representantes da Casa Civil e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Administração (SAD) e representantes dos funcionários para começar a construção de um acordo.

Lopes explica que houve muitos prejuízos para a população nos dias de paralisação, principalmente nos setores de licenciamento e transferência de veículos.

Com o retorno, o trabalho será reforçado durante o dia e ao final do expediente os trabalhadores vão permanecer no Detran para providenciar a impressão dos documentos. O presidente assegura que não serão pagas horas-extras.

Nenhuma das reivindicações da categoria foram atendidas pelo órgão. Os trabalhadores exigiam reajuste salarial de 57% para os cargos de nível superior e 131% para nível médio, onde se enquadra a maioria dos 700 trabalhadores do órgão.

Atualmente, o salário inicial é de R$ 1.253 para nível médio e R$ 2.939 para superior.

Durante a greve, o sindicato argumentava que os aumentos concedidos nos últimos 4 anos não trouxeram muitas melhorias para a classe. Dos 30% acordados em 2008, para serem pagos até 2010, apenas 9% foram de aumento real.

Enquanto estavam em greve, apenas 30% dos serviços foram mantidos em Cuiabá e nas 64 Ciretrans existentes no interior. Algumas agências vips fecharam as portas. Na ocasião, o sindicato da categoria informou que somente CNHs vencidas há mais de 30 dias e os licenciamentos de veículos seriam emitidos.

A equipe de reportagem tentou falar com a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/MT, Maria Auxiliadora Santiago, pelo telefone, mas as ligações não foram atendidas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84380/visualizar/