Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Julho de 2011 às 03:08

    Imprimir


Além do controle da aftosa, pecuaristas da região de Barra do Garças e Pontes e Lacerda estão imunizando cerca de 150 mil animais contra raiva, após notificação do Indea, decorrente da confirmação de 34 focos da doença no primeiro semestre deste ano. Maior número de casos se concentrou em maio, com 18, contra 4 em 2010 e 3 em 2009, no mesmo período. Abril foi o segundo mês de maior incidência da doença, com 11 casos, seguido de junho, com 7.

Em 2010, maior contingência foi observada em março, com 12 focos. Durante todo ano, foram averiguados 53 focos positivos da doença. Coordenadora de Doenças Animais do Indea, Daniella Soares Bueno, explica que é comum as ocorrências se concentrarem entre os meses de março e agosto, por ser o período em que os morcegos hematófagos mais se alimentam. "Tivemos aumento da incidência nos 2 últimos meses, consequência do frio, mas os focos e as áreas perifocais estão sendo atendidas, mas vacinação não é obrigatória para todo Estado". Imunização contra raiva pode ser feita durante todo ano. Cada frasco contendo 25 doses custa R$ 12.

Brucelose - Contra brucelose, a vacinação foi prorrogada até o dia 31 de julho, para corrigir problema provocado pela falta de vacinas nos estabelecimento comerciais do Estado. Normalmente são vacinados animais fêmeas com idade entre 3 e 8 meses. Vice-presidente do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa) e presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, informa que 500 mil doses da vacina estão prontas para serem liberadas. Para atender demanda nacional, foram produzidas 5 milhões de doses, sendo que apenas 7 mil foram entregues na 1ª quinzena de junho. Para MT, chegaram 45 mil doses no período. (SB)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84397/visualizar/