Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 15:43

    Imprimir


Já estão na penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o Ferrugem, em Sinop, as banquetas de raio-x para revista das visitas dos detentos. Ao todo, cinco banquetas foram direcionadas para o sistema penitenciário de Sinop, sendo que três vão ficar no Ferrugem e duas serão destinadas para a cadeia feminina do município.

As banquetas de raio-x fazem parte de cobranças feitas pelo vereador Tony Lennon, durante as últimas sessões ordinárias da Câmara de Sinop, em que o parlamentar fez diversas indicações reivindicando melhorias para a penitenciária, principalmente em relação a área de segurança do local.

Em cobranças feitas ao secretário Estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho; ao secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa; ao superintendente de Gestão em Penitenciária, José Carlos de Freitas; ao diretor do Anexo Feminino da penitenciária, José Magalhães Pinheiro; e ao diretor da penitenciária, Cleiton Norberto Leonço da Silva, Tony Lennon reivindica a instalação de câmeras de segurança no lado interno e externo do anexo feminino; a disponibilização de material de segurança para a penitenciária; e a construção de um novo muro com concertinas no anexo feminino.
“A intenção é auxiliar, o máximo possível, no combate as fugas. E também evitar a violência dentro da penitenciária, proporcionando mais segurança aos funcionários e detentas do anexo feminino do Ferrugem”, explica o vereador.

Entre os materiais de segurança solicitados pelo parlamentar, estavam um aparelho de raio-x, detectores de metal fixos nas portas, detectores de metal portáteis e cerca elétrica. “Esses equipamentos vão contribuir no bloqueio da utilização de equipamentos de comunicação, como telefones celulares, no interior da unidade, além de garantir mais controle nas entradas e saídas do local, proporcionando mais segurança à sociedade, facilitando também o trabalho dos servidores”, reforça.

Além das banquetas, também está sendo feito o conserto do detector de metal portal e do aparelho de raio-x da penitenciária, os quais estavam sem uso há um ano e meio e mais de dois anos, respectivamente, conforme explica o diretor do Ferrugem, Cleiton Norberto Leonço da Silva. “Esse detector de metal portal queimou e ninguém havia providenciado o conserto. Já esse aparelho de raio-x, desde que chegou aqui, em 2006, funcionou só uns seis meses e quebrou também. Agora, dentro de três semanas ambos devem estar funcionando”.

Já em relação ao pedido para construção de um novo muro com concertinas, que se trata do arame farpado em forma circular, no anexo feminino da penitenciária Ferrugem, Tony explica que é em virtude de o atual muro ser muito baixo. “Invariavelmente, pessoas, inclusive menores de idade, jogam objetos, como celulares, para dentro do anexo feminino. Outra reclamação constante dos moradores vizinhos ao anexo é a insegurança em seus quintais, pois, por ser um muro fácil de pular, os quintais são alvos para pessoas que querem arremessar objetos para dentro do anexo”.

Além de propor que o muro tenha sua altura aumentada, Tony sugere a construção de muro onde ele não existe e que seja colocado o protetor perimetral – concertinas – ou seja, cercas de formato helicoidal, compostas por uma fita farpada em aço, com lâminas pontiagudas projetadas para agarrar, perfurar e bloquear a ação de qualquer invasor. “Esta obra é de fundamental importância para a segurança física do local, bem como para todos que trabalham no anexo feminino da penitenciária ou moram nas proximidades”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84453/visualizar/