Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 11:08

    Imprimir


A Justiça afastou do cargo o prefeito Ernani José Sander (PSDB), o Nani, de Itiquira (a 357 km de Cuiabá). Também fez o mesmo em relação ao filho e à esposa dele, Ernani Velasco Sander Junior e Nancy Alves Velasco, secretários municipais de Administração e Assistência. Todos são acusados de praticar diversos atos de improbidade administrativa, inclusive com uso de "laranjas". O município vem sendo administrado pelo vice-prefeito Milton da Silva (PPS).

De acordo com o autor das ações que levaram ao afastamento provisório (liminar), promotor de Justiça Ari Madeira Costa, as irregularidades referem-se a fraudes na aquisição de produtos no comércio local e desvio de dinheiro público com utilização para contratação direta com a prefeitura.

Em uma das ações, o MPE relata graves irregularidades na aquisição de leite, uma vez que a Associação dos Produtores de Leite de Itiquira (ASPLI) nunca participou de licitação nem forneceu leite à Prefeitura, mas figurava como credora de valores elevados em empenhos, contratos e ordens de pagamentos emitidas durante o ano de 2009.

Na outra ação, o MPE destacou que o funcionário particular da chácara do prefeito, Geraldo Gonçalves da Silva, funciona como laranja para prestação de serviços de limpeza de fossas para o município, desde 2009, utilizando equipamento usado de propriedade da família do chefe do executivo.

A Câmara já estuda instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. Nani espera reverter o afastamento através de um recurso (agravo de instrumento).





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84495/visualizar/