Indicador de preços no atacado registrou queda principalmente nos pescados e verduras. No semestre, o índice acumula leve alta de 0,64%
Índice Ceagesp recua 4,67% em junho
Pelo terceiro mês seguido, o Índice Ceagesp registrou recuo. Em junho, houve queda de 4,67%. Para o economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) Flávio Godas, as geadas ocorridas no final do mês passado nas regiões Sul e Sudeste não provocaram aumento de preço suficiente para alterar a tendência de queda no período. O indicador mede a variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras e produtos diversos.
“Outro fator que contribui para esta queda é a retração no consumo de frutas, legumes e verduras, que chega a 30% nesta época do ano”, analisa Godas. Com isso, todos os setores de comercialização no atacado apresentaram redução dos preços praticados.
A maior baixa ocorreu no setor de pescados, com redução de 6,84%. Polvo
(-26,2%), abrotea (- 20,1%) e anchovas (- 15,9%) são os pescados com maior queda no índice de junho. Os preços das verduras caíram 5,96% com maior retração registrada no brócolis (-22,9%), salsa (-19,3%) e repolho (-17,3%).
Os preços das frutas recuaram 4,98%. O setor permanece abastecido e com excelentes opções de compra. Principais quedas: manga tommy (-31,3%), morango (-24,8%) e laranja lima (-14,2%). O item “diversos” apresentou redução de 2,71%. Principais quedas: batata lisa (-25,9%) e batata comum (-7,25%). Principais altas: ovos (4,07%), cebola nacional (3,3%) e amendoim (3,7%).
O setor de legumes apontou queda de 0,94, com recuo nos preços maiores nos preços da cenoura (-25,7%), pimentão verde (-22,3%) e pepino japonês (-13,3%).
Segundo o economista da Ceagesp, porém, com a expectativa de novas geadas e de frio mais rigoroso, os preços poderão apresentar elevações, principalmente as hortaliças mais sensíveis, como alface, rúcula, escarola, agrião, abobrinha e tomate.
Semestre
Nos primeiros seis meses deste ano, o Índice Ceagesp acumula elevação de apenas 0,64%. Godas explica no primeiro trimestre os preços subiram devido às chuvas frequentes e às altas temperaturas nas regiões produtoras. Porém, a partir de março, “teve início o processo de retorno dos preços aos patamares habituais”, conclui.
Saiba mais
O Índice Ceagesp é um indicador de variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e produtos diversos. Os itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O indicador, divulgado mensalmente, foi lançado em 2009 pela Ceagesp, referência nacional em abastecimento. (Da Redação, com informações da Ceagesp)
Comentários