Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 17:26
Por: Gustavo Gantois

    Imprimir


O governo decidiu adiar, para o dia 22 de agosto, o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O terminal é primeiro a ser concedido à iniciativa privada e servirá de modelo para concessões futuras.
 
De acordo com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, a decisão foi tomada a pedido das empresas interessadas na concessão. Segundo ele, havia dúvidas sobre o modelo a ser adotado para o terminal. Bittencourt, apesar de garantir que ainda há interesse no leilão, não revelou quais seriam os questionamentos dos grupos.
 
- Existem grupos interessados que estão de estruturando para isso e todos eles pediram ajustes. Na linha de promover uma competição saudável, achamos por bem prorrogar o leilão e até permitir que o utros grupos possam avaliar e entrar na disputa.
 
Inicialmente marcado para o dia 19 de julho, o leilão prevê que o vencedor da disputa invista R$ 650 milhões no aeroporto. Para tanto, terá de oferecer um lance mínimo de R$ 51,7 milhões e terá o direito de explorar os terminais por 25 anos.
 
Na semana passada, o assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, chegou a dizer que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante não ficaria pronto até a Copa do Mundo de 2014, afirmando que seria entregue apenas em agosto daquele ano. No mesmo dia o ministério divulgou uma nota desmentindo o assessor, na qual afirmou que continuará trabalhando com o prazo inicial, que prevê a conclusão da obra em agosto de 2013.
 
O governo quer fazer de São Gonçalo do Amarante um teste para futuros aeroportos operados pela iniciativa privada. Há cerca de dois meses, a Infraero anunciou que vai abrir um novo modelo de concessão nos aeroportos de Guarulhos (SP ), Brasília (DF) e Viracopos (SP). Nesse modelo, os interessados compartilharão a gestão dos terminais com o governo, que ficará com 51% do controle.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84586/visualizar/