Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 16:21

    Imprimir


A crise financeira iniciada em meados de 2008 provocou um aumento dos suicídios de pessoas em idade produtiva em países da União Europeia (UE), invertendo uma tendência de queda de vários anos, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira pelo The Lancet.

Os investidores examinaram índices de mortalidade de 10 países da atual UE. Seis deles (Áustria, Reino Unido, Finlândia, Grécia, Irlanda e Holanda) já eram membros da UE em 2007 e os quatro restantes (República Tcheca, Hungria, Lituânia e Romênia) ingressaram posteriormente.

Em 2008, os suicídios de pessoas de menos de 65 anos nos seis países que já faziam parte da UE aumentou quase 7% em relação a 2007, indica o estudo.

O aumento foi particularmente forte na Grécia (17%) e Irlanda (13%), duas das economias mais afetadas pela crise.

Isso "comprova estudos históricos que mostram altas imediatas nos suicídios, associadas a indicadores prévios de crise, como a agitação no setor bancário, que se antecede ao desemprego", dizem os pesquisadores.

Nos quatro países que ingressaram na UE depois de 2004, o número de suicídios aumentou 1% em 2008, mas a alta acelerou-se em 2009, quando as perdas de postos de trabalho foram sentidas.

Este ano, o aumento relativo foi superior ao dos países já presentes na UE em 2004, que contam com um sistema de segurança social mais desenvolvido.

A taxa de desemprego nos 27 países da UE aumentou 2,6 pontos, ou seja, um aumento relativo de 35%, entre 2007 e 2009.

A mortalidade total manteve-se estável nos 10 países estudados, o que é o resultado de uma queda do número de acidentes de trânsito devido principalmente ao menor uso dos automóveis, como consequência da crise e do desemprego.

Por sua vez, isso produziu uma queda do número de órgãos disponíveis para transplantes, provenientes em muitos casos de pessoas que sofreram acidentes de trânsito, em países como Irlanda e Espanha, onde houve mais de 25% menos de mortes por esta causa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84594/visualizar/