TAM/Pantanal antecipa aposentadoria de aviões que falhavam
A companhia aérea Pantanal decidiu antecipar o fim das operações com os três aviões modelo ATR-42, que apresentaram uma série de falhas nos últimos dias. Os aviões seriam usados originalmente até dia 31 deste mês.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela TAM, dona da Pantanal desde 2009. Foram cancelados os voos da empresa para seis cidades: Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, em SP, e Juiz de Fora e Uberaba, em MG.
Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto já são atendidos por voos com os Airbus da TAM. Nas outras cidades, os clientes serão encaminhados para voos da Trip --a TAM assinou acordo para comprar 31% da Trip.
Os clientes com voos já comprados serão reacomodados em outros voos, segundo a TAM, ou terão o reembolso integral da passagem.
O departamento de manutenção da Pantanal está em auditoria pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Na semana passada, a Anac interditou um ATR-42 por falhas no transponder e no motor.
No voo seguinte à liberação, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), o motor direito do ATR pegou fogo no ar e parou. A aeronave teve de fazer um pouso de emergência.
O mesmo avião, prefixo PT-MFM, apresentou problema no motor dois dias depois, em Bauru. Fabricados na década de 1990, as aeronaves ATR são remanescentes da frota original da Pantanal
Comentários