O animal apresenta uma mistura dos traços de seus progenitores e sete dias após seu nascimento exibe um aspecto saudável e grande vitalidade, segundo relataram os especialistas que cuidam do filhote no zoológico da cidade de Ciego de Ávila, a 423 quilômetros de Havana.
O corpo grande e robusto e a cor marrom do pelo são características do pai, enquanto da mãe zebra herdou as listras nas orelhas e as patas longas, além da linha negra central que vai da cabeça até a cauda, segundo imagens divulgadas pela televisão e pelo site oficial "Cubadebate".
"Este é o primeiro parto da zebra e sabíamos que isso poderia acontecer porque os dois são animais geneticamente compatíveis, embora procedam de diferentes partes do planeta", indicou o diretor do zoológico, Fidel Yera.
O cruzamento da zebra africana e do burro cubano aconteceu de maneira acidental, produto da convivência no mesmo estábulo, e depois do parto a mãe recebe uma dieta reforçada para apoiar a alimentação da nova cria.
Este caso é considerado raro, embora anteriormente tenham sido reportados alguns similares nos zoológicos de Havana e na cidade de Santiago de Cuba.
O biólogo do Zoológico Nacional de Havana, Carlos Alberto Álvarez, explicou à Agência Efe que a "zebra de Grant" é uma espécie que pode se acasalar com o burro porque "são afins" e quase sempre estes casos são "acidentais".
O especialista detalhou que o "zebrasno" é estéril e esclareceu que o objetivo dos zoológicos é "conservar as espécies puras", e não provocar "híbridos".
Comentários