Câmara convidará Mercadante a explicar ataques de hackers
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a realização de uma audiência pública com o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).
O tema do encontro será a recente investida de hackers a sites do governo federal, que durante o feriado de Corpus Christi (de 23 a 26 de junho) invadiu pelo menos oito páginas institucionais.
Mercadante será convidado a prestar esclarecimentos sobre os riscos que os ataques representaram para o patrimônio e para os bancos de dados do poder público.
Ele também explicará o funcionamento dos instrumentos de segurança digital empregados atualmente.
A data da audiência pública não foi marcada.
O debate foi proposto pelos deputados da oposição Fernando Francischini (PSDB-PR) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). Eles disseram que os ataques, além de retirar diversos sites do ar, entre eles o da Presidência da República, também permitiram, em alguns casos, o acesso a informações públicas sigilosas.
Os deputados afirmaram também que a onda de ataques faz questionar os atuais parâmetros de segurança virtual, assim como os riscos implicados para as informações governamentais e para o próprio patrimônio público.
ATAQUES
No mês passado, uma onda de ataques de hackers teve como alvo sites de órgãos do governo federal. Segundo balanço divulgado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) na terça-feira (28), vinte portais do governo e 200 sites municipais, principalmente de prefeituras, foram atacados.
O mais crítico, segundo afirmou o diretor-presidente da empresa, Marcos Mazoni, foi o ataque ao site da Presidência da República, ocorrido na madrugada de quarta-feira (22).
No dia seguinte ao ataque, o grupo de hackers LulzSecBrazil, responsável pela maioria das ações, postou em sua conta no Twitter um link para um arquivo com supostos dados pessoais de Dilma, como números do CPF e do PIS, data de nascimento, telefones e signos.
Comentários