Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Julho de 2011 às 17:41

    Imprimir


Diretores e secretários de Escolas Municipais receberam no último dia 28 de junho, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Nova Olímpia, a segunda etapa do treinamento ministrado pela Ômega Sistemas, empresa especializada em sistemas e consultoria educacional, com vistas ao Censo Escolar de 2011.

Durante a capacitação foram abordados temas como a validações no cadastro da escola, cadastro da turma, cadastro do professor, matrículas, atualização de cadastro de funcionários, ligação de Cartórios com Cartório do Ministério da Educação e Cultura-MEC, cadastro de funcionários, atendimento especializado e EducaCenso.

Aurélio Santos Oliveira, consultor educacional da Ômega Sistemas apresentou a nova sistemática de trabalho aos representantes de quatro escolas da rede municipal. “Na prática, apresentamos algumas inovações no sistema de forma a atender as exigências do MEC. Em termos de agilidade, uma vez que todas as informações já foram inseridas no sistema, cremos que podemos enviá-las ao Censo no máximo um a dois dias, enquanto que manual, demoraria de uma a duas semanas”, disse o consultor.

O investimento do município na implantação do sistema garante agilidade a todo o processo informação de dados para o Ministério da Educação. De acordo com a secretária de Educação, professora Cida Cassatte essa ação é considerada um passo histórico no processo de atualização de dados para o MEC. “É um sistema implantado nessa gestão e viabiliza o trabalho das escolas, pois temos toda a vida escolar registrada e armazenada neste sistema”, informou a secretária Cida, destacando que a inovação da Ômega é justamente tirar o modo manual passando para o sistema on line, o que significa mais rapidez no envio das informações ao Ministério.

Segundo a secretária, é através das informações enviadas pelo sistema que o MEC fará a programação para o envio de recursos aos municípios.

CENSO ESCOLAR – Iniciado em maio, o Educacenso visa coletar informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. Os gestores escolares tem prazo até 14 de agosto para preencher e enviar as informações. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Os dados são fundamentais para o planejamento das ações e de projetos educacionais, uma vez que essas informações servem de base de cálculos para o repasse de recursos do Fundeb. Além de subsidiar a elaboração de análise, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país e também de cálculo de indicadores.

O Censo Escolar é realizado anualmente em todo o país e é o principal instrumento de referência para a implantação de políticas públicas, pois é por meio dele que se obtém um amplo registro das condições educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal. Os dados coletados pelo censo servem de base, por exemplo, para a transferência de recursos públicos de programas como do livro didático, merenda e transporte escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), entre outros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84868/visualizar/