Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 05 de Julho de 2011 às 15:34
Por: Danielle Nogueira

    Imprimir


Entre os dez aeroportos mais movimentados do Brasil, o de Viracopos (Campinas) é o que apresenta maior índice de pontualidade e o de Guarulhos (SP) é o que tem o menor índice, segundo dados do Anuário Estatístico 2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgado nesta segunda-feira. No primeiro, quase 90% dos voos saíram na hora no ano passado, enquanto no segundo, cerca de 75% das decolagens foram realizadas dentro do horário previsto. O Santos Dumont aparece em segundo lugar no ranking, com mais de 85% dos voos sem atraso. O Galeão ficou em sexto lugar, com índice de pontualidade pouco superior a 80%.

A Anac entende como pontual um voo cuja partida dos motores tenha se dado até dez minutos antes ou 15 minutos após a hora prevista, no caso de rotas domésticas. O desligamento dos motores deve ocorrer até 15 minutos após a hora prevista. No ca so dos voos internacionais, os motores do avião devem ser ligados até 30 minutos antes ou depois do horário planejado.

O aeroporto de Confins (MG) aparece em terceiro lugar. Em seguida vêm empatados, com 85%, os de Congonhas (SP) e Porto Alegre. Em penúltimo lugar está o de Brasília, com 80% das decolagens em 2010 dentro do horário.

Os aeroportos de Viracopos e Guarulhos também estão nos extremos do ranking dos dez mais movimentados no quesito eficiência operacional, que conjuga pontualidade e regularidade dos voos. Esta última avalia se os trechos previstos nas rotas foram executados na sua totalidade ou não. Problemas de manutenção e fechamento do espaço aéreo por mau tempo estão entre as principais causas da não execução dos trechos. A média de Viracopos em 2010 foi de 84% e de Guarulhos, de 71%. Santos Dumont aparece em quinto (78%) e o Galeão em sétimo (77%).

Entre as cinco principais empresas do país, a mais pontual em 2010 foi a Gol, com 90% dos voos dentro do horário. A Webjet ficou em último lugar, com pouco mais de 70% das decolagens realizadas na hora planejada. A Azul aparece em segundo lugar (85%), seguida de Avianca e TAM, ambas com índice próximo a 80%.

O anuário estatístico da Anac mostra ainda que a participação internacional de voos com destino fora do Brasil no total de rotas operadas por empresas aéreas brasileiras diminuiu, passando de 10% em 2009 para 6% em 2010. Isso aconteceu por que o tráfego aéreo doméstico cresceu 4% em relação a 2009. Os principais destinos no exterior continuam sendo EUA, seguido por Argentina.

Nos voos domésticos, a ponte aérea continua a ser a rota mais movimentada, com cerca de 5,7 milhões de assentos oferecidos e quase 40 mil voos realizados em 2010. A segunda rota mais movimentada é Congonhas-Brasília, com cerca de 2,7 milhões assentos oferecidos e 17 mil voos realizados.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84890/visualizar/