Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Julho de 2011 às 15:03

    Imprimir


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Mineração do Chile, Laurence Golborne, se reuniram nesta terça-feira com quatro dos 33 mineiros que ficaram soterrados a 700 metros de profundidade durante 70 dias em uma jazida do norte do Chile no ano passado.

Lula, que participou na segunda-feira dos festejos pelo bicentenário do Congresso chileno, disse a jornalistas que não podia visitar Chile e não conversar com os "companheiros" mineiros, que qualificou de "heróis" e de "motivo de orgulho" para o povo latino-americano.

"Agradeço aos companheiros que marcaram definitivamente uma página na história do povo chileno, porque são heróis", disse o ex-presidente, que considerou o resgate dos 33 mineiros como um exemplo que o ser humano pode conseguir tudo o que quiser quando está motivado.

"O fato de eles terem sobrevivido dependeu de muita dedicação por parte do Governo chileno, mas também da coragem e do controle emocional e psicológico dos mineiros", acrescentou Lula.

Durante a reunião, o ministro Golborne e os mineiros Luis Urzúa, Mario Sepúlveda, Omar Reygadas e Raúl Bustos, conversaram animadamente com o ex-presidente do Brasil sobre os dias que passaram na mina e suas famílias.

Golborne presenteou Lula com um pedaço de rocha extraído da mina San José, que foi assinado pelos quatro mineiros resgatado.


 




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84897/visualizar/