Barco francês de frota humanitária parte da Grécia para Gaza
O barco francês Dignité Al Karama, que integra a flotilha internacional que pretende furar o bloqueio da faixa de Gaza, conseguiu deixar a Grécia e navega em direção ao território palestino, anunciaram os organizadores.
A embarcação de 19 metros de comprimento e com oito pessoas a bordo, incluindo o líder da extrema esquerda Olivier Besancenot, está em águas internacionais e até agora é o único barco da flotilha que conseguiu partir de águas gregas.
"O barco não está registrado. Não estava no porto de Pireu [onde estavam as outras embarcações da flotilha]. Estava em outro lugar e, assim, conseguiu evitar a vigilância da guarda costeira grega", declarou à Jean Claude Lefort, ex-deputado comunista e porta-voz do grupo "Um barco francês para Gaza".
O Dignité Al Karama é um barco particular que não foi registrado pelas autoridades marítimas gregas, ao contrário dos outros navios da frota que desejam romper o bloqueio que Israel impõe a Gaza e levar ajuda a sua população.
"Pode transportar combustível e alimentos. E avança para Gaza", disse Lefort.
A Grécia proibiu na semana passada a saída de barcos de suas águas com destino a Gaza. Israel ameaçou recorrer ao uso da força para impedir a aproximação das embarcações.
Em maio de 2010, nove passageiros do navio turco "Mavi Marmara", que pretendia romper o bloqueio israelense, morreram em um ataque da Marinha israelense que pretendia impedir sua chegada a Gaza.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
Comentários