Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Julho de 2011 às 07:13
Por: FERNANDO DUARTE

    Imprimir


Menos de uma semana após assumir o cargo, o prefeito em exercício de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), dispensou 350 servidores temporários das secretarias de Saúde e Assistência Social. A medida promoverá uma redução de R$ 300 mil ao mês e segue uma orientação do Ministério Público Estadual (MPE). O prefeito Chico Galindo (PTB) pediu licença de 15 dias do cargo na semana passada, com a previsão de retorno para 18 de julho.

Os contratos serão rescindidos até o final desta semana e, segundo o secretário de Governo Lamartine Godoy, fazem parte de um trabalho já realizado anteriormente pela prefeitura no sentido de enxugar a máquina municipal. Godoy afirmou que a dispensa aconteceria essa semana com ou sem a presença de Galindo.

As secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação são as que mais contêm servidores contratados, de acordo com ele. No ano passado, a pasta de Educação, por exemplo, realizou um concurso público e os vencedores estão sendo convocados aos poucos. “Esta semana serão chamados mais alguns, a previsão é de chamar 120 novos servidores”, disse o secretário.

Godoy lembrou ainda que, no caso da pasta de Assistência Social, muitos são dispensados devido ao fim dos trabalhos em curto período, alguns deles em até seis meses de duração. Entretanto, o próprio MPE regularmente reforça a necessidade de promover o concurso pela constante renovação de contratos que, na prática, deveriam ser temporários.

A dificuldade em obter a dispensa, geralmente, acontece nos períodos eleitorais, já que a medida é considerada impopular por muitos eleitores. Entre servidores efetivos, contratados e comissionados, a prefeitura de Cuiabá conta com aproximadamente 14,5 mil pessoas.

Segundo informações da prefeitura, Cuiabá contou com concurso em 2007 para as áreas de Direito, gestão administrativa e Engenharia, além de médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos em Enfermagem. No ano seguinte, foi realizado concurso para a Secretaria de Educação, mas eles só foram nomeados em 2011.

Em entrevista ao Diário, o prefeito Chico Galindo, que participará de um congresso em Coimbra (Portugal), disse que não deixou nenhuma recomendação ao prefeito em exercício. “Vou transferir o cargo a ele, que terá toda autonomia”.

No entanto, Galindo também deixou claro que Pinheiro, que é do mesmo partido, dará continuidade ao projeto iniciado por ele. “E se tiver novidade, eu vou parabenizá-lo”.

Em suas decisões no cargo de prefeito, Júlio Pinheiro anuncia que suas decisões contam com o apoio de toda da Câmara, ou seja, são posicionamentos em conjunto com os 19 vereadores da Capital.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84967/visualizar/