Servidores farão curso tecnólogo em gestão pública
Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) assinou no último sábado (02), protocolo de intenções para criação do curso Tecnólogo em Gestão Pública para servidores, oriundos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Polícia Civil. A assinatura ocorreu durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional do Corpo de Bombeiro Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A primeira turma terá 35 alunos, dentre servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. O curso será ministrado no Campus Cuiabá - cel. Octayde Jorge da Silva.
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel, ressaltou que as primeiras discussões para a implantação do curso ocorreram entre o Corpo de Bombeiros e o Instituto Federal. O curso Tecnólogo em Gestão Pública irá proporcionar que o sargento integrante da corporação seja habilitado para o oficialato, onde poderá ser promovido ao posto de tenente, ressaltou o comandante.
Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, explicou que o curso de Tecnólogo em Gestão Pública é novo e faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação. “O protocolo de intenções é para formar duas turmas com uma média de 35 alunos cada. Todavia, queremos trabalhar para que esse curso seja permanente e pertença à grade curricular de cursos do IFMT. Outro fator positivo é que esse tipo de curso é voltado para um grupo específico que terá baixa evasão", destacou o reitor.
Curso: O tecnólogo em Gestão Pública atua em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, este profissional busca a otimização da capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a este tecnólogo. A carga horária mínima é de 1.600 horas/aula.
Comentários