O projeto é direcionado principalmente para pessoas com dívidas que superam o valor de sua receita. O juiz-coordenador do projeto, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, explica que os interessados devem se dirigir ao local com documento de identidade, CPF, comprovante de rendimento e cópia das dívidas. O cidadão será recebido por um conciliador, que preencherá um cadastro e assinará um termo de compromisso permitindo que seja marcada uma audiência de conciliação.
O objetivo é concluir uma negociação benéfica para as duas partes, que permita a renegociação e o pagamento dos débitos. O ProEndividados é fruto de uma parceria do TJ-PB com o Instituto Paraibano de Educação e a Faculdade de Ciências Sociais, com estudantes de Direito das duas instituições atuando como mediadores e conciliadores.
O projeto repete modelo adotado pela primeira vez no Rio Grande do Sul e que, atualmente, também é ofertado aos endividados em São Paulo, Pernambuco e Paraná. O TJ da Paraíba apresentou a proposta a dirigentes de bancos, escolas, seguradoras, entidades do comércio e empresas de água e luz. As empresas interessadas assinaram um cadastro de adesão. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PB.
Comentários