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Nacional
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 13:10

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O avião da Pantanal cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo. 

O ATR-42, prefixo PT-MFM, saiu do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), anteontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru (329 km de SP) e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba (527 km de SP) de ônibus.

Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos (232 km de SP) e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

A Pantanal planejava fazer um voo vazio para testar o motor do avião de novo.

Defeito semelhante havia levado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a proibir o avião de voar na quarta-feira.

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas de vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo.

Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

A Pantanal pediu "desculpas pelo transtorno" e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes "seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia".






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