Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 16:35

    Imprimir


Pacientes com alguns tipos de tumores tais como o câncer de apêndice, câncer de cólon e câncer de ovário não precisam mais se deslocar para realizar a cirurgia peritoniectomia seguida de hipertérmio quimioterapia (Hipec) em outros estados. Essa nova técnica no combate a tumores já está sendo realizado em Cuiabá no Hospital Santa Rosa por uma equipe especializada nesse tipo de tratamento.


 
Essa técnica de alta complexidade adotada nos grandes centros hospitalares do país é realizada exclusivamente para alguns tipos de tumores e é o tratamento atual mais eficaz para eliminar completamente a doença ou garantir sobrevivência a longo prazo com qualidade de vida. 


 
A primeira cirurgia realizada no estado de Mato Grosso aconteceu no dia 15 de junho de 2013 no hospital Santa Rosa em Cuiabá por uma equipe especializada formada por cirurgiões oncológicos sendo eles: Lauzamar R. Salomão Junior, Thiago Santoro Bezerra e Rafael Sodré. O anestesista Cássio (falta sobre nome completo ele ficou de me enviar), a perfusionista Yohana Albrechet, o oncologista André Crepaldi, a farmacêutica Laura Jaquet, o intensivista Renato Melo e demais profissionais do centro cirúrgico.


 
“Depois de diagnosticado um tumor através de exames, o paciente com câncer de apêndice (pseudomixoma mucinoso), foi internado para fazer o procedimento. O tratamento foi feito com a retirada de tumores do abdômen e em seguida exposto através do contato direto do quimioterápico com as alças intestinal a uma temperatura de 41 graus Celsius, favorecendo assim os efeitos antineoplásicos do quimioterápico, elevando a permeabilidade das células, facilitando o transporte ativo de drogas e alterando o metabolismo celular”, explica o cirurgião oncológico Lauzamar R. Salomão Junior.


 
 
O cirurgião explica que neste caso específico o câncer do apêndice deste paciente é raro representa apenas 1% das neoplasias do apêndice cecal. Destes 50% são tumores carcinoides e 7% tumores muciosos (Pseudomixoma). “Quando a cirurgia com Hipec é obtida com sucesso a sobrevida na maioria dos casos aproximam-se de 60% em 5 anos. Portanto sendo considerado o único tratamento para este tipo de tumor,", comenta Lauzamar. (Com  Assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8510/visualizar/