Zebra tcheca derruba Sharapova e fatura Wimbledon
A tcheca Petra Kvitova, número 8 do ranking, surpreendeu a russa Maria Sharapova (nº 5) e venceu a rival por 2 sets a 0 --parciais 6/3 e 6/4. Com o resultado, a tenista canhota de 21 anos conquistou o torneio de Wimbledon, o primeiro Grand Slam de sua carreira, neste sábado.
Desde 1990, uma canhota não ganhava a competição londrina. A última não destra a faturar Wimbledon havia sido a também tcheca Martina Navratilova, que ainda foi vice em 1994.
Pela primeira vez, em sete anos, uma novata em final de Grand Slam ganhou de uma veterana. A própria Sharapova, hoje com 24 anos, logrou a façanha ante a americana Serena Williams em 2004. Naquela oportunidade, Serena era a bicampeã do torneio.
Esta foi a segunda partida entre as duas atletas. Em 2010, Sharapova havia batido Kvitova pelo torneio de Memphis (EUA) por 2 sets a 0 --6/4 e 6/3.
Para chegar à decisão, a russa superou a alemã Sabine Lisicki ( nº 62 do ranking). Já a tcheca bateu a bielorussa Victoria Azarenka (nº 4).
No primeiro set, a russa não conseguiu ser superior a adversária em nenhum momento. No início da parcial, as duas tenistas atém fizeram um duelo equilibrado e chegaram a empatar em 2 a 2. Porém, após a igualdade, a tcheca dominou a rival e fechou com facilidade em 6/3.
Já na segunda parcial, abatida pela perda do primeiro set do jogo, Sharapova deixou Kvitova abrir dois games de vantagem. Mas a russa reagiu e empatou a parcial em 2 a 2. Inclusive, no lance que definiu a igualdade, ela aplicou um belo lob (lance no qual a bola passa por cima do adversário) na tcheca.
No game seguinte, um dos mais disputados do confronto, Kvitova conseguiu recuperar a vantagem, porém a russa igualou o marcador logo em seguida.
Inconstante, Sharapova teve o saque quebrado e ainda viu a rival confirmar o serviço. A tcheca chegou a abrir 5 a 3 ante a russa, que conseguiu diminuir sua desvantagem.
Mas, novamente, Kvitova confirmou o saque e, com um ace, fechou a parcial em 6/4 e a partida em 2 sets a 0.
Comentários