Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 02 de Julho de 2011 às 09:40

    Imprimir


Parece até um passe de mágica. Você estica os dedos na estante, escolhe um livro e, pronto, embarca em outro mundo. Mas sabe como os livros são feitos?

Até eles chegarem às suas mãos, há uma longa jornada. E essa viagem começa na cabeça, ou imaginação, do escritor, também chamado de autor.

Então, o autor escreve a história, uma etapa que pode demorar dias ou até anos. Depois, ele tem que torcer para que as editoras apostem naquele texto e queiram produzir o livro.

Na editora (empresa que publica os livros), o trabalho dos editores é cheio de etapas, desde a chegada dos chamados "originais" (textos enviados pelos autores).

Eles pensam no formato do livro, escolhem quem será o ilustrador ideal para aquela missão, fazem orçamentos, pensam nos tipos de papel, escolhem a capa, a gráfica, ajustam o texto e as ilustrações em parceria com os autores da obra.

Aí vem a etapa da impressão do livro, um processo que parece simples, mas que depende de muita gente e de várias máquinas.

Os profissionais que trabalham nas gráficas precisam estar muito atentos. Já imaginou se eles reúnem as páginas fora de ordem? Ou então se colam a capa errada na história?

OBRAS DE ARTE

Alguns livros parecem até uma obra de arte de tão bonitos. A forma como são pensados não é à toa: interfere no jeito de contar a história.

Por exemplo, no livro "Na Noite Escura" (Cosac Naify; R$ 59,90), do italiano Bruno Munari, algumas páginas se desdobram para imitar rio, caverna e até jardim. Há recortes especiais no papel.

Existem livros que são verdadeiros brinquedos, com pedaços de pano, espuminhas e espelhos. Demoram bem mais para serem feitos.

Há também os livros chamados de "pop-up", porque, a cada página que você vira, uma imagem nova salta. As partes diferentes que aparecem, do tipo "puxe aqui" e "abra ali", são todas coladas manualmente nas gráficas.

CONVITE

Se você gosta de ler, tem mais um motivo para visitar Paraty (RJ). De 6 a 10 de julho acontece a Flip (Festa Literária internacional de Paraty; www.flip.org.br). A Folhinha estará presente na Flipinha (voltada para crianças), conversando com autores e ilustradores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85308/visualizar/