Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Julho de 2011 às 07:54

    Imprimir


Ilustração

O governador do Estado de Mato Grosso em exercício, Francisco Daltro, assinou o decreto que dispõe sobre o período proibitivo de queimadas no Estado entre os dias 1º de julho até 15 de outubro deste ano. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula na próxima segunda-feira (04).

O estabelecimento do período proibitivo vem da preocupação do Estado com o aumento na incidência de focos de calor.

A tendência é que a situação possa se agravar nos próximos meses tendo em vista o período de estiagem que começa agora e vai até meados de outubro.

A assinatura do decreto também obedece ao alerta do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que estimam o predomínio de ar seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30% entre junho e setembro deste ano. A baixa umidade marca o início do período de seca no Estado.

A ampliação do período proibitivo é uma das estratégias do governo para conseguir reduzir em 65% o número de incêndios em Mato Grosso.

No ano passado, quando a proibição começou no dia 8 de julho e foi prorrogada por 2 vezes, indo até 15 de outubro, foram mais de 265 mil focos e 5,1 milhões de hectares destruídos, colocando o Estado em situação de emergência. (Com Assessoria.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85323/visualizar/