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Cidades/Geral
Sexta - 01 de Julho de 2011 às 22:34
Por: HEVANDRO SOARES

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Nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores em Rondonópolis foi discutido na noite desta quarta-feira (30) um projeto que promete revolucionar o trânsito na cidade. Implantado na maioria dos grandes centros urbanos do país, o modelo de rotatividade no estacionamento, principalmente de áreas comerciais, está em vias de ser aprovado pelo legislativo local batizado de “Rotativo Rondon”.

Uma ação que veio direto da Secretaria de Transporte e Trânsito do Município – Setrat. No evento da câmara os vereadores levaram o assunto para discussão pública, com a presença de cidadãos e membros de entidades diretamente ligadas ao tema.

Popularmente conhecido por “Zona Azul” em muitos locais do Brasil, a medida foi a forma mais eficaz encontrada para manter a ordem de estacionamento e fluxo de veículos das grandes metrópoles, principalmente nos setores comerciais. Mediante cobrança de uma taxa em um período de tempo específico, ato realizado por uma empresa a ser licitada, os fiscais têm o controle dos carros dispostos nas áreas destinadas a estacionamento.

Para o Secretário responsável pelo Setrat, Rodrigo Lugli, o rotativo tem tudo para estar instalado nos próximos meses na cidade “Dependemos da aprovação da Câmara Municipal. Após isso temos 90 dias para abrir licitação, e mais um curto espaço de tempo para instalar esta nova empresa e começarmos este inovador trabalho na cidade” concluiu. O projeto deve ser votado pelos vereadores, na sessão da próxima semana.

Presidentes de bairros e profissionais diretamente ligados ao trânsito, como mototaxistas e taxistas, tiveram seus representes na solenidade de ontem. Além de ouvir a opinião pública o evento serviu para explicitar em telão como funcionará o sistema na prática.

Outra agremiação envolvida foi a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, e segundo seu representante maior, o presidente Edson Ferreira, o rotativo deve mesmo ser a solução para o estacionamento na cidade “Os carros parados no centro não são apenas de empresários e funcionários. A verdade é que Rondonópolis está em um crescimento acentuado e as medidas regulamentativas no trânsito têm de fato de acompanhar esta evolução” frisou.






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