Equipe de técnicos informou que prende reativar sistema ainda hoje (1º)
Hackers invadem site da Prefeitura de Várzea Grande
O site da Prefeitura de Várzea Grande foi alvo de um grupo de hackers, autodenominado "Havittaja", nesta sexta-feira (1°). De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) do município, o grupo havia hackeado o site no último domingo (26) e encaminhado um recado no e-mail oficial da pasta.
Na mensagem enviada, o grupo afirmava que o site deveria ser retirado do ar ou que a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura mudasse o sistema de segurança, que se mostrava falho.
Ainda segundo a pasta, durante a semana o site funcionou normalmente e não houve problemas quanto às informações armazenadas. O conteúdo e banco de dados "desapareceram" apenas hoje.
A previsão dos técnicos, que continuam trabalhando no site para entender o que e como ocorreu, é que o sistema possa voltar ainda hoje ou, no mais tardar, no fim de semana.
Segundo o gestor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Pedro Santos, a prioridade neste momento é fazer o backup (recuperação de dados) e reacionar o site. Porém, após o trabalho, o Centro de Processamento de Dados do Mato Grosso (Cepromat) será informado, assim como a Polícia Civil.
Onda de invasões
A prefeitura descartou qualquer suspeita sobre a possibilidade de o grupo terrorista "cibernético" ser o mesmo que atacou a Secretaria de Estado de Administração (SAD) e a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) na semana passada.
"O grupo que hackeou os sites do Estado têm outro nome. O que pode estar acontecendo, já que a invasão a sites nacionais vem ocorrendo desde a última semana, é uma rivalidade entre os grupos, em que cada um quer mostrar ao outro do que é capaz", disse o gestor.
Além dos sites oficiais do Governo do Estado, hackers invadiram os sites da Presidência da República, Petrobrás, Receita Federal, Ministério dos Esportes e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo
O grupo Havittaja já invadiu sites de polícias e prefeituras de todo país e chegou a divulgar senhas do sistema da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Maceió (AL).
Em uma das últimas "aparições" dos hackers, o grupo ironizou as senhas óbvias. Uma forma bastante utilizada pelo Havittaja é se comunicar através do microblog Twitter
Comentários