Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Julho de 2011 às 15:25

    Imprimir


A televisão estatal venezuelana divulgou nesta sexta-feira um novo vídeo que mostra o presidente Hugo Chávez, que teve um tumor retirado em Havana, em uma reunião de trabalho com seu chanceler, Nicolás Maduro, seu irmão, Adán Chávez e o chefe militar, general Henry Rangel Silva.

O vídeo parece um esforço do governo venezuelano de acalmar as duras críticas da oposição para que Chávez entregue o poder a seu vice, já que está fora do país desde o dia 10.

O vídeo, gravado em Cuba na quarta-feira (29), mostra o presidente vestido com um agasalho esportivo e abordando diversos assuntos com seu gabinete. Chávez está visivelmente mais magro, mas aparece animado, loquaz e muito informado sobre os últimos acontecimentos nacionais e internacionais.

Entre os temas abordados na reunião estavam o cancelamento de uma cúpula latino-americana que seria realizada na Venezuela na próxima semana, as mensagens de solidariedade recebidas e a crise na Líbia.

Chávez, 56, admitiu na quinta-feira que foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno em Havana e assegurou que tem a "suprema esperança" de ficar totalmente curado a um ano das eleições presidenciais na Venezuela.

O presidente explica neste novo vídeo sua rotina em Cuba: tratamento médico, passeios, leitura e algum tempo diante da televisão. "Um pouquinho de café", disse.

O presidente afirmou que está lendo o livro "Assim Falou Zaratustra", do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

"Decidi seguir rigorosamente o plano de recuperação (...) Se Fidel não tivesse me sequestrado, eu não teria seguido os procedimentos médicos", brinca Chávez, referindo-se às declarações de seu colega uruguaio José Mujica, que afirmou, em tom jocoso, que o ex-ditador cubano tinha sequestrado Chávez.

O presidente agradeceu as várias demonstrações de afeto que recebeu de líderes mundiais, comemorou a candidatura da presidente Cristina Kirchner para as eleições argentinas e brincou sobre o rigor paternal com que o líder cubano Fidel Castro o obriga a seguir com seu tratamento médico.

Ele riu ainda da piada do presidente uruguaio, José Mujica, que afirmou dias atrás que Fidel Castro tinha sequestrado o governante venezuelano para que seguisse seu processo de recuperação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85388/visualizar/