Média dos crimes é superior a uma morte por dia; VG, entretanto, apresentou redução
Semestre fecha com 185 assassinatos na Grande Cuiabá
O mês de Junho registrou 37 assassinatos na Grande Cuiabá, sendo 29 na Capital e oito em Várzea Grande, incluindo dois latrocínios (roubo seguido de morte) - um em cada município.
O número é 22% superior ao mês anterior que teve 30 execuções. O primeiro semestre de 2011 fechou com 185 assassinatos, sendo a maior parte na Capital, um número considerado preocupante para estudiosos da Segurança Pública.
Conforme estatísticas da Polícia Civil, junho é o mês mais violento do ano superando até mesmo abril, que teve 32 assassinatos. Comparado com junho do ano passado, as execuções se equivalem - foram 34, sendo metade em Cuiabá e o restante em Várzea Grande.
"A cidade (de Várzea Grande) teve um redução significativa comparado com junho do ano passado, pois caiu de metade para cerca de 20%", lembrou o delegado Antônio Carlos Garcia, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Um levantamento realizado pela DHPP aponta que homicídios relacionados ao tráfico chegam a quase metade das motivações. "Temos ainda os casos de brigas em bares envolvendo pessoas embriagada e também crime passional (motivado por paixão), sendo este último impossível de ser coibido", lembrou um policial plantonista.
O mês de maio terminou com 30 assassinatos na Grande Cuiabá, sendo 15 na Capital e 15 em Várzea Grande, incluindo dois latrocínios (roubo seguido de morte). Nos cinco meses deste ano foram 148 assassinatos.
Comentários