Somente o Banco Mercantil do Brasil tem biombos e o Banco do Brasil comunicou ao Sindicato dos Bancários que realizará a instalação
Termina o prazo para a instalação dos biombos em Cuiabá
O prazo para a instalação dos biombos terminou no dia 28 de junho e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) está acompanhado o cumprimento da Lei Municipal nº 5373, de 29 de dezembro de 2010. Até o momento, o único banco que já instalou foi o Banco Mercantil do Brasil. Já o Banco do Brasil comunicou ao Sindicato que tomou providências para a instalação das barreiras visuais. Para efetivar a determinação, o SEEB-MT buscará os órgãos competentes como a Prefeitura Municipal de Cuiabá e Câmara dos Vereadores para pressionar a ação das demais agências de Cuiabá.
De acordo com o presidente do Sindicato, Arilson da Silva, o Banco Mercantil do Brasil já segue a determinação municipal e o Banco do Brasil comunicou que já realizou a licitação para compra e instalação dos biombos. O superintendente do Banco do Brasil, Eloy Medeiros Junior, afirmou por telefone que o banco estará instalando as barreiras na próxima semana. O presidente destaca que o Sindicato não medirá esforços para junto com os órgãos competentes, lutar para que ações sejam feitas para garantir a segurança nas agências, a começar pelos biombos.
“Estaremos acompanhando se os bancos cumprirão a lei que determina a instalação de biombos. Fizemos um levantamento de como os biombos reduziram as saidinhas de banco e constatamos que houve uma diminuição como, por exemplo, em João Pessoa. Cerca de 200 cidades brasileiras já implantaram regras para coibir esse golpe. Vamos manter a nossa luta por mais segurança nos bancos”, destaca Arilson da Silva.
Episódios recentes explicitam a facilidade que criminosos encontram para atuar em Cuiabá. Na terça-feira (28) foi registrada uma saidinha de banco onde houve reação da vítima que ao tentar impedir a ação, deu um tiro nas costas de um dos criminosos. Apesar dos ladrões não terem conseguido levar o dinheiro, uma tragédia poderia ter ocorrido.
“Os bancos são altamente lucrativos, acumulam grandes montantes, divulgam na mídia que tem responsabilidade social. Queremos ver na prática o que é divulgado, ver se o bancos realmente praticam o que diz, a começar com mais investimento na segurança bancária”, finaliza o presidente do SEEB-MT.
Comentários