Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Junho de 2011 às 20:11
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Redação/Ascom
 Foi elaborado nesta quarta-feira, 30 de junho, durante o último dia da Conferência Municipal do Idoso, o relatório final da plenária que discutiu diversas propostas inseridas nos quatro eixos temáticos apresentados a partir do tema principal do evento, intitulado ‘Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil’. Membros do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria de Promoção e Assistência Social, autoridades, representantes de classe e os próprios idosos participaram da elaboração do documento que será encaminhado para apreciação na Conferência Estadual, que será realizada em setembro. 
 
O primeiro eixo discutiu o tema ‘Envelhecimento da política no Estado: ‘Pactuar caminhos inter-setoriais’. Dentro das propostas formuladas – os grupos podiam apresentar no mínimo três e no máximo dez propostas, a que mais se destacou foi a criação de um Centro de Referência do Idoso. A realização de concurso público para a efetivação de profissionais nas diversas áreas que atendem o idoso também promoveu diversas ressalvas.
 
No segundo eixo ‘Pessoa Idosa: protagonista na conquista e efetivação dos seus direitos’ o direito ao trabalho na terceira idade e a ampliação de centros de lazer e de esportes, como as já existentes Academias da terceira Idade (ATI), entre outros, foram aprovados pelos presentes. 
 
O terceiro eixo ‘Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar e comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos’ apresentou uma das mais discutidas propostas de todas, que consiste em analisar as políticas públicas voltadas para o idoso antes de sua efetivação.
  
 
O último grupo trabalhou o eixo temático ‘‘Plano integrado e Orçamento público da União, Estado e Município: Conhecer para exigir, exigir para incluir e fiscalizar’, que deliberou assuntos como a destinação de 1% do orçamento do governo municipal para políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.

A secretária Neuma de Morais lembra que os participantes tiveram praticamente dois dias para discutir os assuntos em pauta. “O evento foi muito proveitoso, discutimos uma série de propostas que visam dar uma melhor qualidade de vida aos idosos, e com a apresentação destas propostas na Conferência Estadual acredito que a sociedade e as autoridades competentes terão sensibilidade para aprovar o que for melhor para todos”, concluiu Neuma.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85493/visualizar/