AMM lança curso de qualificação profissional para comunidade carente
Atenta aos problemas sociais causados pelo desemprego e a falta de oportunidades entre os jovens que residem na periferia de Cuiabá, a Associação Mato-grossense dos Municípios vai lançar um curso de qualificação profissional gratuito para atender comunidades carentes. A iniciativa foi tomada a partir de uma pesquisa por amostra de domicílios na região metropolitana de Cuiabá, que diagnosticou que os bairros periféricos contam com grande índice de desemprego. No caso de Cuiabá, o desemprego apurado foi de 7% da população economicamente ativa, pouco abaixo da média nacional. Em alguns bairros, como Dr.Fábio e Primeiro de Março, esse índice chega a triplicar. E os jovens, entre 16 a 24 anos, concentram 80% desses desempregados.
O curso de capacitação será ministrado pela equipe de engenheiros da AMM, com o objetivo de preparar profissionais para a construção civil.Nesta quinta-feira (30) a equipe se reuniu para formatar o curso, que tem como foco oportunizar o primeiro emprego para os jovens. Os professores voluntários ministrarão aulas teóricas e práticas sobre aspectos que envolvem um canteiro de obras e outros assuntos, como educação financeira e até princípios da leitura de projetos. Um dos critérios para participar do capacitação é ter concluído o ensino fundamental.
O presidente da AMM lembra que alguns setores da economia estão crescendo muito na capital, como o comércio e a construção civil, gerando muitas vagas de emprego. “Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação profissional. Os jovens da periferia não conseguem emprego, sobretudo pela falta dessa qualificação”, assinalou. Ele lembrou que as estatísticas de violência também se concentram nas regiões periféricas e entre os jovens de 16 a 24 anos, o que sugere uma relação direta entre desemprego e criminalidade entre os jovens.
Ao final do curso, que tem duração aproximada de 60 horas, será emitido certificado para os participantes. A iniciativa da AMM não vai se limitar a qualificar os jovens, mas também abrir as portas para eles no mercado de trabalho. Através de diversos contatos com as construtoras, a instituição vai encaminhar os alunos para uma primeira experiência profissional.
As inscrições já estão abertas na AMM, com Selma França (65) 2123-1217 , Emanuelle Thibes, 2123-1240 e Ana Catarina, 2123-1274. As aulas teóricas serão ministradas na sede da AMM e as práticas, em canteiros de obras.
Comentários