Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 30 de Dezembro de 2013 às 23:03
Por: RAFAELA SIQUEIRA

    Imprimir


O número 13 pode até significar azar para algumas pessoas, mas não para o efetivo do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar (RPMon), que neste ano de 2013 conquistou muitas vitórias, desde cursos, aperfeiçoamentos, participação em eventos e até mesmo a realização de um campeonato hípico.
 
 
Pela primeira vez em Mato Grosso, a Polícia Militar foi anfitriã do ‘Campeonato Brasileiro de Salto Militar’. O evento hípico foi realizado entre os dias 31 outubro e 03 de novembro, no Parque de Exposições (Acrimat), em Cuiabá, contando com a participação de profissionais de outros dez estados brasileiros mais o Distrito Federal, entre militares e cavaleiros e amazonas de escolas de hipismo.
 
 
Paralelamente ao evento, aconteceram a 3ª Temporada Hípica da Polícia Militar de Mato Grosso e o I Encontro Técnico sobre Policiamento Montado. Para o comandante do Regimento de Cavalaria da PMMT, coronel Alberto de Barros Neves, os eventos “além de servir como treinamento aos policiais do regimento, serviu também como uma oportunidade para trocar experiências com as demais instituições, que já têm maior tradição em policiamento montado”.
 
 
Atualmente o regimento conta com um efetivo de 57 policiais militares e 27 cavalos, mas a expectativa é que este número aumente no próximo ano, afinal esta modalidade de policiamento é uma das apostas da Segurança Pública para o sucesso da Copa do Mundo de 2014. O grupo terá a responsabilidade de apoiar o policiamento ostensivo ordinário durante a realização dos jogos.
 
 
Segundo o comandante do Regimento, tenente-coronel PM Alberto de Barros Neves, uma das vantagens do policiamento ostensivo montado é a visibilidade e sensação de segurança proporcionada à população. “Por ficar em um patamar mais elevado, o policial enxerga e é visto de longe, sem falar no fácil acesso ao trânsito, em meio a multidão e controle de distúrbios civis, evitando o uso de uma tropa de choque por exemplo”, destacou o comandante.
 
 
Para garantir uma boa prestação de serviço à comunidade, os policiais militares pertencentes à cavalaria participaram de vários cursos de montaria no decorrer do ano. Eles participaram do Curso de Policiamento Montado - RPMon, tendo em sua carga horária instruções práticas e teóricas. Neste mesmo período foi realizado nas dependências do Parque de Exposição da ACRIMAT a Instrução de Controle de Distúrbios Civis Montado - CDC do RPMon em conjunto com o curso de Choque do BFT-ROTAM, treinando os policiais de forma sincronizada a controlar situações extraordinárias.
 
 
Também foram realizados dois estágios capacitando os militares a montarem, e um curso de rédeas, oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), qualificando os cavalarianos a domesticarem os animais selvagens sem o uso de violência e de materiais como chicotes, relhos ou amarras. Além, é claro, de regulares treinamentos, visando adequar ações e operações de polícia, aperfeiçoar as técnica de policiamento montado e habilidades na lida com o cavalo.
 
 
Este ano a RPMon atuou em eventos no interior e capital do estado, garantindo de segurança e a tranquilidade do público como na 26ª Exporriso, 14° Enduro Equestre em Alta Floresta, 29ª Exponop em Sinop, 49ª Expoagro em Cuiabá, 41ª Exposul em Rondonópolis e em eventos sociais como no Projeto Social Multiação realizado no miniestádio do bairro Pedregal, sem falar que abrilhantou a solenidade de formatura em comemoração ao 293º aniversário da PMMT.
 
 
Durante a operação “Boas Festas”, realizada pela Polícia Militar até 02 de janeiro, o regimento de montaria reforça o esquema de segurança nas regiões comerciais de Cuiabá e Várzea Grande.
 
 
Atualmente, a sede do Regimento de Policiamento Montado está localizada na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá, por meio de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Sindicato Rural de Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/856/visualizar/