Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Junho de 2011 às 23:33
Por: Vania Costa

    Imprimir


O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), em pronunciamento na sessão da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, apresentou um Projeto de Lei que cria um Programa Jovem Universitário – Educação com Trabalho.

O parlamentar observou que existe um grande contingente de jovens no Estado na frustração de não poder ingressar numa universidade pública. Apesar de grande oferta de cursos por Universidade da esfera privada, muitos jovens não tem condições de pagar as mensalidades e daí ficar sem a chance de cursar uma graduação.

Na impossibilidade de se qualificar, esses jovens - diz o deputado - estão fadados ao desemprego por não ter qualificação para entrar no mercado de trabalho.

O objetivo é oferecer aos jovens desprivilegiados economicamente e com bom histórico escolar perspectivas para a continuidade dos estudos e a adequada qualificação profissional.

O Programa Jovem Universitário – Educação com Trabalho, visa atender aos jovens, entre 17 e 35 anos, que estejam cursando ou pretendam cursar universidades privadas, fundações ou autarquias no Estado, e, por estarem desempregados ou subempregados, carecem de condições financeiras para custear sua graduação, terminando por ver frustrado o sonho de cursar uma faculdade, progredir e obter sucesso na vida.

“A iniciativa vem ao encontro da necessidade de formulação de políticas públicas voltadas para a juventude. Embora o programa em tese pretenda, diretamente, proporcionar a continuidade da educação profissional ao jovem carente, há que mencionar os efeitos indiretos do programa, qual seja o combate às práticas de violência”, salientou Pinheiro.

Para Emanuel  a experiência profissional é fator imprescindível para uma boa colocação no mercado de trabalho, e, lamentavelmente, isso está cada vez mais difícil de se obter. Ainda de acordo com ele a globalização requer aprimoramento contínuo por meio de pesquisas e cursos especializados aliados à experiência de trabalho.

“Cabe ao Poder Público viabilizar condições para estimular as empresas, juntamente com as universidades, a atender as necessidades desses jovens cidadãos, o que, antes de ser uma ação política social, deve ser visto como investimento em desenvolvimento, na medida em que possibilita a qualificação para o mercado de trabalho sintonizando o estudo do jovem com a realidade deste mercado e oferecendo-lhe a oportunidade de, enquanto estuda ir aperfeiçoando sua prática profissional”, explicou Pinheiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85615/visualizar/