Senai-MT realiza formatura de trabalhadores que viviam em risco social
“Sempre quis aprender uma profissão. Meses atrás eu não tinha expectativa de um dia ter minha carteira assinada e hoje eu tenho um certificado e a oportunidade de conseguir um bom emprego e ajudar minha família”. Este é o depoimento de Valteir da Silva, de 23 anos, um dos 22 trabalhadores que viviam em risco social ou se submetiam a trabalhos degradantes, que se formaram no curso de Pintor de Obras oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).
A cerimônia de formatura que aconteceu nesta terça-feira (28), definiu novas metas para a vida destes trabalhadores vindos de cidades do interior do Estado como Rosário Oeste, Porto Alegre do Norte, Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Rica e Colíder. Por meio da qualificação, conquistaram a possibilidade de crescer profissionalmente em uma das áreas que mais precisa de mão de obra capacitada, a construção civil.
O curso de Pintor de Obras foi concedido aos trabalhadores por meio do Projeto de Qualificação e Ação Integrada desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE), Procuradoria Regional do Trabalho (PRT23) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esta ação social identifica pessoas já resgatadas em fiscalizações ou que vivem em situação vulnerável, que tenham interesse em aprender uma profissão, e possibilita gratuitamente qualificação.
Além de formar estudantes para atuar em trabalhos de pintura, o curso oferecido pelo Senai-MT desenvolve conteúdos transversais que preparam para o mercado de trabalho como ética, cidadania, empreendedorismo, direitos básicos do consumidor e saúde e segurança no trabalho. Para Rafael Ferreira, 19, que sempre trabalhou em fazendas é o momento de botar este conhecimento em prática. “Descobri algo que gosto de fazer e vou me dedicar para conseguir um emprego e melhorar de vida”, conta ele.
Combatido no Brasil, o trabalho degradante tem sido erradicado por meio de ações que buscam reinserir de forma digna os trabalhadores no mercado. Conforme frisa a gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Lélia Rocha Abadio Brun, a qualificação promove empregabilidade e desenvolvimento pessoal e profissional. “Por meio do empenho de cada estudante, o conhecimento adquirido no Senai-MT se transforma em oportunidades”, frisa.
Comentários