Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 07:21

    Imprimir


Juntos, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e Neri Geller deram início ao plantio da soja brasileira
Juntos, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e Neri Geller deram início ao plantio da soja brasileira
O plantio da nova safra brasileira de soja, ciclo 2013/14, foi oficializado ontem, em Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa. De maneira simbólica, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, aceleraram uma plantadeira na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá). No Estado, mesmo com registro de chuvas esparsas, alguns produtores estão semeando áreas desde o último dia 15. Por mais um ano, Mato Grosso deu a largada na nova safra nacional de soja. 

O plantio simbólico foi o momento mais esperado do evento de Lançamento do Plantio da Safra de Soja 2013/14 que contou também com a presença do governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa e demais autoridades que representam o setor produtivo brasileiro. 

O evento teve início pela manhã. O prefeito de Sinop, Juarez Costa, deu às boas vindas a todos os convidados e autoridades presentes falando da importância para a cidade em receber eventos como o Fórum Soja Brasil. Em seguida foi a vez da diretora-executiva da Embrapa, Vânia Beatriz Rodrigues Castiglioni, ressaltar o papel essencial da Embrapa e do seu trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da agricultura. O presidente do Conselho Deliberativo do Senar/MT, Rui Prado e o presidente da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro, foram enfáticos ao afirmar o papel fundamental da agricultura no crescimento do PIB brasileiro, mas que o país ainda precisa avançar muito. “A agricultura gera renda e oportunidades. Sempre vamos ter problemas com novas pragas. A pesquisa aponta as soluções, mas o governo federal precisa fazer a parte dele”, frisou Fávaro. 

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, falou da necessidade de se liberar novas moléculas para o controle de pragas e doenças e também destacou o poder do agronegócio brasileiro. “O governo federal e os brasileiros estão começando a enxergar o valor da agricultura. Há 10 anos não poderíamos imaginar que teríamos a presença de um ministro da Casa Civil prestigiando os produtores”. O senador Blairo Maggi reiterou que os avanços precisam acontecer e destacou a necessidade de o Mato Grosso se tornar também um grande produtor de combustível. “Se não buscarmos alternativas para o excedente de milho que produzimos toda safra teremos muitos problemas”. 

Geller aproveitou a ocasião e pontuou uma série de investimentos que o governo federal está fazendo para melhorar o setor produtivo. “Estamos discutindo na base o que os produtores necessitam”. Silval Barbosa também destacou a necessidade de dar competitividade aos produtores através da melhoria na infraestrutura logística. 

Por fim, foi a vez da ministra da Casa-Civil, Gleisi Hoffmann, falar aos mais de 500 presentes no evento. “Precisamos valorizar o poder da agricultura que representa 23% do PIB e sustenta a balança comercial brasileira. A União está fazendo seu papel. Foi aprovada na Câmara dos Deputados, no dia 25 de setembro, uma medida provisória que autoriza o uso emergencial de defensivos agrícolas para o controle da lagarta Helicoverpa, mas ainda precisa da aprovação do Senado Federal. Também foi liberado um dos fungicidas para combater a ferrugem asiática”. Hoffmann também falou dos investimentos que são prioridade para o governo federal especialmente o crescimento das ferrovias, hidrovias e outras alternativas para o escoamento da safra de grãos. “Vamos reduzir o custo de transporte e dar mais competitividade para o Mato Grosso, o Centro-Oeste e para o Brasil”. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8566/visualizar/