Seis cidades de SC e RS registram neve e baixas temperaturas
A madrugada desta segunda-feira foi de temperaturas baixas e novos registros de neve no Sul do país. Além de Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina, onde nevou no domingo (26), houve registro de neve nesta madrugada em pelo menos mais quatro cidades do Sul do país, como em Joaçaba (SC), Herval do Oeste (SC), Bom Jesus (RS) e Cambará do Sul (RS).
Uribici amanheceu com a temperatura de -4,3ºC e ventos de 90 km/h, o que deixou a sensação térmica de -27ºC, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de SC).
Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Inmet-RS (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno ocorre devido ao encontro de uma massa de ar frio que passa sobre o continente com a umidade que chega pelo mar.
Na serra gaúcha, a combinação dos ventos fortes com as baixas temperaturas causou uma sensação térmica de -10ºC. A temperatura mínima registrada no Estado foi de -2,7ºC, em São José dos Ausentes, onde os ventos chegaram a 85km/h. Já no Paraná, o distrito de Entre Rios registrou -3,4ºC.
Varone diz os registros de neve devem se tornar menos comuns nos próximos dias e devem ser substituídos pela geada. "Agora começa a ingressar um ar mais seco, o que diminui a condição favorável para a ocorrência de neve", diz.
PREVISÃO
A temperatura, no entanto, deve continuar baixa até quarta-feira. Nas capitais da região Sul, as mínimas registradas hoje foram de 1ºC em Curitiba (PR), 8ºC em Florianópolis (SC) e 6º em Porto Alegre (RS). De acordo com a meteorologista Mônica Lima, do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), as máximas nesta segunda-feira não devem passar de 12º a 14ºC nessas regiões.
O frio deve continuar na manhã de terça-feira, quando as temperaturas mínimas diminuem ainda mais nos Estados --a previsão é de -4ºC na serra catarinense-- e há risco de geada. À tarde, a ausência de nuvens faz a máxima subir para 16ºC.
A chegada de uma frente fria no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, prevista para quinta-feira, deve trazer chuvas e pode provocar novas quedas na temperatura, segundo o Cptec.
Comentários