A União Europeia (UE) formalizou nesta segunda-feira em Assunção uma doação de 31 milhões de euros para promover obras sociais no Paraguai que integra o plano de ajuda do período 2007-2013.
A doação foi formalizada pelo encarregado de negócios da Delegação da UE no Paraguai, o espanhol Eduardo Lechuga; o vice-presidente paraguaio, Federico Franco; o ministro da Fazenda, Dionisio Borda, e pelo chefe de ministros, Miguel López Perito.
O documento foi referendado na presença do chefe de Estado do país, Fernando Lugo, no Palácio de López, sede de governo, informou a Presidência.
"A União Europeia emprestará seu apoio como expressão política a todas as iniciativas empreendidas pelo governo para reduzir as margens de pobreza de sua população e fomentar a equidade social dos paraguaios", afirmou Lechuga.
Por sua vez, Borda explicou que os mecanismos de aplicação desta ajuda serão concretizados "na medida que forem sendo cumpridos os compromissos que o governo assumiu na ocasião".
Esse programa se estenderá por três anos, até 2013, comentou o ministro, que considerou que a doação "é um gesto de apoio à política fiscal" que estão aplicando em "busca da equidade".
López Perito detalhou que o dinheiro concedido pela UE servirá para promover os "serviços sanitários, educação, trabalho, segurança alimentar e inclusão social".
O escritório da UE em Assunção declarou que o organismo prevê uma cooperação de 117 milhões de euros com o Paraguai durante o período 2007-2013.
Comentários