Como esperado, o inédito rebaixamento do River Plate para a Série B do futebol argentino, consumado após o empate por 1 a 1 com o Belgrano no último domingo, diante de 60 mil torcedores no Monumental de Núñez, recebeu grande destaque na imprensa do país nesta segunda-feira. Com termos como "pesadelo", histórico" e diversas fotos de torcedores e jogadores aos prantos, os jornais repercutem o vexame da equipe com tom de lamentação.
"Histórico: River vai para a B", estampa o Olé, famoso por apimentar a rivalidade com os brasileiros, junto a uma montagem de imagens sob o título "não para de chorar". "O River sofre após ser rebaixado pela primeira vez em sua história. (...) As cinco da tarde do dia 26 de junho serão recordadas para sempre. Caiu um gigante. Algo incrível, mas real", prossegue a publicação.
O Olé ainda lembra que a arbitragem não deu um pênalti para o River Plate quando os donos da casa já venciam por 1 a 0 e pergunta "quem são os culpados por este pesadelo" do tradicional clube argentino. Derrotado por 2 a 0 no jogo de ida da repescagem, na última quarta-feira, a equipe de Buenos Aires precisava devolver um triunfo com dois gols de diferença diante de sua torcida.
Também em tom de lamentação e até incredulidade, o jornal Clarín dá grande destaque ao "dia mais triste da história do River Plate". "Será muito difícil de se esquecer este domingo, 26 de junho de 2011. Difícil para todos os fãs de futebol, mas especialmente para os do River. (...) Uma tristeza monumental", relata a reportagem.
Os jornais argentinos também não deixam de lado os incidentes de violência provocados pelos torcedores após o rebaixamento (cerca de 70 pessoas ficaram feridas, sendo 25 policiais). Cenas de guerra e de destruição em Buenos Aires, aliás, também rodaram o mundo acompanhadas de matérias sobre a queda do River.
Na Inglaterra, o tabloide The Sun faz um trocadilho com o nome da equipe argentina - River Hate - ódio, em português. "Torcedores se revoltaram depois que o time de 110 anos caiu para a segunda divisão pela primeira vez". explica o jornal. Na Espanha, o Marca fala em "drama" e "batalha campal" ao descrever o descenso, enquanto o As diz que o Estádio Monumental "ardeu" em fúria e desolação.
Jornais da Itália, Alemanha, Portugal e França também destacaram pela Europa a queda do River.
Comentários