Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Setembro de 2013 às 13:13

    Imprimir


Os estudantes Paloma Bianca Braghin, da Escola Estadual Milton Armando Pompeu, de Colíder, Djeison Rique Barazetti, da E.E. Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, e Patrícia Marcolin, da E.E. Mário Spinelli, de Sorriso, disputam uma vaga na final no Programa Jovem Embaixador 2014. A divulgação do finalista, com apenas um representante mato-grossense, caberá à Embaixada Americana anunciar. A previsão é para a segunda quinzena de outubro. Os demais participarão de um programa de imersão na língua inglesa, em Brasília-DF.


 
Do total de estudantes inscritos nesta edição, apenas seis atenderam a todos os critérios exigidos no edital do concurso e também foram considerados aptos a realização da entrevista oral, realizada em Cuiabá pela escola Yes! Inglês e Espanhol, na terça-feira (24.09). Há três anos a direção da escola é parceira da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) na aplicação das provas.


 
A mais recente seletiva realizada em Cuiabá teve o acompanhamento de Jorge Palomares (selecionado Jovem Embaixador na edição 2012) e Michelly de Jesus Teixeira (Jovem Embaixadora 2013), que promoveram uma roda de diálogo com os alunos relatando as experiências e apresentando análise sobre o processo vivenciado.


 
No Estado, o processo é acompanhado pela Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), que desde 2008 fomenta a participação dos alunos junto ao programa de intercâmbio cultural. Gláucia Ribeiro, da Coordenadoria de Projetos Educativos, da Seduc, cita que o programa além de potencializar o processo de ensino aprendizado, estimula a cidadania.


 
Necessariamente, para se inscrever o estudante deve apresentar um excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário na comunidade, boa fluência (ser comunicativo) no idioma inglês, cursar o Ensino Médio da escola pública. “Interessante que os alunos da rede pública já comecem a se mobilizar para as inscrições do ano que vem”.


 
Jovem Embaixador


 
O estudante mato-grossense selecionado irá viajar em janeiro de 2014 para os Estados Unidos onde permanecerá pelo período de três semanas. Lá, ele terá uma agenda de compromissos e irá apresentar seu estado, assim como também irá participar de atividades em uma escola de Ensino Médio. 


 
O programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e se estende atualmente a 25 países. Desde o lançamento, 329 brasileiros da rede pública já foram aos Estados Unidos por meio do intercâmbio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8628/visualizar/