Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Junho de 2011 às 16:08

    Imprimir


Reunidos em Bruxelas, os 27 líderes da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira a entrada da Croácia no bloco --condicionada à continuação das reformas e o combate à corrupção. A expectativa é que as negociações sejam finalizadas na próxima semana e que o país passe a integrar a UE por volta de julho de 2013, após os parlamentos de todos os Estados-membros aprovarem o tratado que oficializa a integração.

"Espero que tudo esteja pronto para que a Croácia torne-se o 28º membro da UE no dia 1º de julho de 2013", disse o presidente da Comissão Europeia (CE), o órgão executivo do bloco, José Manuel Durão Barroso.

A premiê croata, Jadranka Kosor, comemorou o final das conversações, iniciadas em 2005. "A Croácia está finalmente no final de um longo caminho de negociações, 20 anos após ter obtido independência", disse.

"A partir de agora é importante garantir que as reformas da Croácia sejam sustentáveis e irreversíveis", disse o premiê holandês Mark Ruttesaid.

Os esforços croatas rumo à integração ao bloco ainda estarão sob escrutínio das autoridades europeias nos próximos dois anos, enquanto os 27 parlamentos votam o tratado. Caso um dos Estados-membros encontre problemas ou atrase as discussões o processo pode também pode sofrer atrasos.

Muitos governos, liderados pelo Reino Unido e a Holanda, foram céticos quanto à entrada do país dos Bálcãs e insistiram para um monitoramento rígido.

Barroso, no entanto, preferiu um tom de celebração ao expandir a UE --neste que é o momento mais delicado do bloco desde sua criação, com as crises em Portugal e na Grécia e um risco remoto de desintegração da zona do euro.

"A Croácia demonstra que se um país atinge nossas rígidas condições, nós, como a União Europeia, respeitamos nossos compromissos", disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86334/visualizar/