Os restos mortais do ex-mandatário, que faleceu em 25 de dezembro de 2010, serão depositados em uma cripta no cemitério Flagler Memorial Park, no condado de Miami-Dade (Flórida).
"Quero que saibam que estarei disponível 24 horas por dia para que não haja problemas e o enterro (temporário) será na quinta-feira", disse o juiz Arthur Rothenberg em uma audiência judicial de emergência para tratar sobre o assunto.
O corpo do duas vezes presidente da Venezuela (1974-1979 e 1989-1993) está na unidade de refrigeração de uma funerária de Miami, pois a viúva, Blanca Rodríguez de Pérez, abriu um processo contra Cecilia Matos, a amante do político, para evitar que o enterro fosse realizado nesta cidade e reivindicou o corpo para transportá-lo para o país sul-americano.
Familiares dos Estados Unidos e da Venezuela, assim como Blanca Rodríguez de Pérez e seus filhos devem assistir ao funeral em Miami, disse Antúnez.
Rothenberg aceitou o pedido da família Pérez Rodríguez de não permitir a presença da imprensa no funeral.
"Vou a excluir à imprensa. Sem câmaras, apenas as pessoas com um forte vínculo afetivo", disse o magistrado argumentando que é necessário preservar a dignidade do falecido.
O juiz também aprovou a solicitação dos advogados da família Pérez Matos de colocar um mediador para garantir que o caso seja resolvido sem necessidade de ir a julgamento, embora a data deste processo já está marcada para o dia 8 de agosto próximo.
"Sempre é melhor a opção da mediação", declarou Juan Antúnez, advogado da viúva, ao encerrar a audiência.
"Nunca é tarde para chegar a algum tipo de acordo, eu sempre mantive a esperança de resolver desta forma para evitar despesa e exposição", manifestou Cecilia Victoria Pérez Matos, uma das filhas do político e de Cecilia Matos.
Ao ser questionada se sua família está disposta a aceitar que os restos mortais de Pérez sejam transferidos para Venezuela, respondeu: "quando (o presidente Hugo) Chávez cair, sim".
A família Pérez Matos disse que o político expressou seu desejo de voltar à Venezuela quando Chávez já não estiver no poder, já que este tentou um golpe de Estado contra Pérez.
Comentários