Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Junho de 2011 às 11:19

    Imprimir


O desejo de crescer profissionalmente aliado às oportunidades no mercado são um dos maiores motivadores para quem busca um curso técnico. Estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) aponta que 80% dos estudantes desta modalidade de ensino conseguem emprego na área, e cresce a cada ano a demanda das empresas por estes profissionais. Projeção na carreira é sinônimo de conquista na vida de Alexandro Fátimo Pereira de Assis, 34, cujo salário triplicou desde que começou a estudar Eletrotécnica, no Senai-Rondonópolis. Ele trabalha em uma empresa do ramo de energia, no município, onde atua como operador mantenedor. "Antes eu trabalhava com vendas. Seis meses depois de começar o curso técnico já consegui emprego na indústria, como auxiliar. Desde então já subi três degraus na carreira", comemora.

Alexandro concluiu recentemente o curso técnico no Senai-Rondonópolis e é um dos 55 estudantes desta habilitação que comemoram a conquista do diploma profissionalizante. A formatura ocorreu na sexta-feira passada (17/06) para três habilitações (Mecânica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica), numa cerimônia marcada pela emoção dos estudantes e familiares, unânimes em afirmar que a finalização desta etapa profissional é a realização de um sonho. É o caso de Yuri Otávio Campos Magalhães, 23 anos, que celebra o sucesso profissional. Ele mal recebeu o diploma em Eletrotécnica e já conseguiu a tão desejada promoção na empresa em que trabalha há dois anos. "Entrei como auxiliar e hoje sou o responsável técnico. Com certeza fui promovido porque busquei qualificação. Eu indico, este é um curso promissor e o profissional tem emprego garantido".

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, destaca que é gratificante para a instituição ver a vida dos estudantes transformadas pela profissionalização. "A missão do Senai é promover a educação profissional e ficamos muito felizes ao verificar que nosso maior objetivo tem sido alcançado no decorrer dos anos". Durante a cerimônia de formatura dos alunos de cursos técnicos, ele parabenizou a todos pela vontade e determinação em crescer profissionalmente. "Sei que não é fácil, muitos aqui já trabalham e precisam vencer o cansaço diário para estudar. Vocês são vitoriosos e tudo que conquistaram é fruto da luta e da proatividade que tiveram para alcançar o sucesso".

Na ocasião, Gilberto Figueiredo também falou dos investimentos do Senai-MT na modernização das unidades e ampliação do portfólio de atuação. Entre eles, está o projeto de construção de um centro de referência de educação profissional em Rondonópolis, na ordem de R$ 10 milhões, que ofertará também cursos de graduação. Para a gerente do Senai-Rondonópolis, Cristiane Oliveira, esta perspectiva é motivadora. "Nossos desafios são muitos, mas mesmo as dificuldades nos fazem crescer. Hoje meu sentimento é de superação e de realização de um sonho, tanto pessoal quanto de toda equipe. Estamos realmente felizes em ver que nosso trabalho está mudando a vida destas famílias", destaca Cristiane.

Mudança mesmo sentiu o formando Wilson Bezerra Fortunato, 30 anos, que passou de porteiro para mecânico de manutenção em indústria do segmento têxtil, dobrando seu salário em apenas cinco anos. "Entrei na empresa como porteiro, mas sempre quis trabalhar na mecânica. Eu enxergava oportunidade de crescimento nesta área e decidi fazer o curso do Senai, que correspondeu a todas as minhas expectativas, inclusive a de crescer dentro da indústria e ter mais qualidade de vida. A qualificação é muito importante para termos chances, pois é ela quem nos prepara para o mercado".

E mesmo quem ainda não está trabalhando mantém o otimismo em relação à carreira. "O que não falta é vaga, a oportunidade depende da gente correr atrás. Eu fiz estágio durante o curso e agora que me formei vou buscar meu espaço no mercado", comenta Juliane Saraiva Nogueira, 19, do curso Segurança do Trabalho. De outro lado, com a mesma formação técnica, Paula Juliana Ribeiro Campos, 25, comemora a recente contratação. "O curso é muito bom, tem mercado e vários leques de atuação".

Os cursos técnicos têm duração prevista de 24 meses, com realização em regime modular e presencial. Para a conclusão do curso, ainda são exigidos o estágio profissional supervisionado e frequência mínima de 75% nas aulas. O portfólio da instituição abrange as habilitações técnicas em Segurança do Trabalho, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Mecânica, Mecatrônica, Processamento de Grãos, Eletrotécnica, Eletromecânica, que são oferecidos nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. As matrículas estão abertas para os cursos de Mecatrônica, Automação Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica, no Senai-Várzea Grande; e para a habilitação Eletrotécnica, no Senai-Rondonópolis. Mais informações www.senaimt.com.br ou (65) 3611-1568.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86660/visualizar/