Fiemt participa do seminário ‘Desenvolvimento e Ferrovias - Centro Oeste’
O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) sediou nesta segunda-feira (20) o seminário “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro Oeste”, que faz parte das ações de articulação do Fórum Pró-Ferrovia, representado pela instituição em parceria com diversas entidades no Estado. Uma das metas foi discutir de forma integrada o desenvolvimento aliado a uma logística de infraestrutura e transporte eficaz.
O presidente em exercício do Sistema Fiemt, Mauro Cabral, foi o anfitrião do evento que estimulou o propósito de acelerar as obras da ferrovia, que já estão em processo de implantação em Itiquira. A proposta é que a obra siga adiante para a cidade de Rondonópolis, onde é planejada a construção de um terminal até dezembro de 2012, e chegue até Cuiabá.
O avanço das ferrovias, que é um tema levado à discussão nacional e já faz parte de seminários em outros Estados, tem como princípio traçar de forma estruturada estratégias e diagnósticos regionais que contabilizem os impactos positivos e as mudanças necessárias para a implantação do modal. A busca por este planejamento oficializou no mesmo dia a assinatura de um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado de Mato Grosso e órgãos responsáveis para a elaboração de análises ambientais e estruturais na ampliação destes trechos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo.
De acordo com Mauro Cabral, o Sistema Fiemt incentiva e participa dos trabalhos de estudo e aprimoramento para que a chegada das obras propicie o desenvolvimento por onde os trilhos passarem. “O potencial produtivo de Mato Grosso atrairá novas indústrias e todos os setores serão beneficiados com esta forma de transporte rápida e de baixo custo. É a viabilidade para expandir mercados e gerar competitividade”, frisa ele.
Comentários