Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Junho de 2011 às 23:46
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


A presença da sociedade no processo de fiscalização dos investimentos públicos é imprescindível. Foi o que apontou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, durante abertura do Fórum Consciência Cidadã na tarde desta terça-feira (21.06), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro de Eventos do Pantanal.

“A sociedade é ferramenta necessária no processo de fiscalização e transparência da aplicabilidade dos recursos públicos. Pois, será que realmente o governo está chegando até a ponta e atendendo as demandas? A capacidade contributiva do cidadão é grande. Ele paga mais do que devia ao Poder Público que, ao longo dos anos se acomodou, por não discutir a diminuição da máquina”, critica Riva, ao salientar que são raros os casos em que o Governo pensa em reduzir despesas. “Sempre que precisa, o Governo quer cobrar mais tributo”.

Riva chegou a considerar que o Congresso Nacional seja o culpado pelos grandes problemas do país por não fazer as reformas tributárias e fiscais. Argumentou que a centralização do bolo tributário nas mãos do Governo Federal prejudica o desenvolvimento dos municípios. “Os municípios não suportam mais tanta carga com tão poucos recursos. A sociedade precisa cobrar do Congresso Nacional”.

RESPONSABILIDADE - Ao parabenizar a iniciativa do programa Consciência Cidadã, o deputado José Riva citou que a Casa de Leis também possui iniciativas como o programa de Responsabilidade Social, que premia empresas que contribuem para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. “Além de sensibilizar a sociedade a adotar uma postura cidadã”, lembrou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86713/visualizar/