Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Junho de 2011 às 16:08

    Imprimir


O deputado federal Roberto Dorner (MT) homenageou os médicos veterinários em Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara, em comemoração ao Ano Mundial da Medicina Veterinária, nesta terça-feira (21). A profissão, que completa 250 anos em 2011, nasceu na França e atualmente é reconhecida em todo o mundo.

“Os médicos veterinários exercem um papel fundamental para a sociedade, pois eles garantem a saúde dos animais. Essa profissão influencia também na agricultura e contribui para o desenvolvimento econômico do país. Fico em feliz de ver que nos últimos anos  área vem crescendo e sendo valorizada cada vez mais”, disse o parlamentar.

Dorner lembrou também que os médicos veterinários são responsáveis por detectar possíveis riscos sanitários ao longo da cadeia alimentar. Segundo ele, esses profissionais estão à frente da prevenção e do controle das doenças dos animais, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das epidemias humanas são causadas por patógenos encontrados em animais domésticos ou selvagens. A partir desse fato, a pesquisa epidemiológica veterinária e o desenvolvimento de medicamentos e vacinas adquirem uma maior importância.

Ainda segundo a OMS, “o médico veterinário deve ser respeitado por sua profissão não só por ser um especialista na medicina animal, mas também como um guardião da saúde animal e pública”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86754/visualizar/